O Debate Como Estratégia de Aprendizagem Crítica: um relato de experiências com metodologias ativas no PIBID-Geografia

  • Autor
  • Vitor Mateus Celestino dos Santos Correia
  • Co-autores
  • Maria Ana Joycielle dos Santos Silva , Diêgo Rodrigues da Silva , Maria do Carmo Duarte de Freitas
  • Resumo
  • O contexto contemporâneo, marcado pelo intensivo estímulo proporcionado pelos veículos midiáticos, exige uma adaptação da escola, enquanto instituição que persiste em estruturas tradicionais de ensino, que envolvem a perpetuação de aulas monótonas com fins para memorização de conceitos, de modo a necessitar de novos instrumentos e métodos de ensino que promovam a participação ativa dos alunos na construção do seu aprendizado. O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma intervenção pedagógica em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Alagoas – Unidade Agreste, localizada no município alagoano de Arapiraca, proporcionado pelo PIBID de Geografia da UNEAL – Campus I, que utilizou o debate, enquanto recurso didático pertencente às metodologias ativas, para promoção de uma aprendizagem significativa e crítica acerca do agronegócio brasileiro. Avalia-se, portanto, a efetividade da dinâmica na consolidação do conhecimento, bem como as condições pelas quais a execução da atividade deve que ser desenvolvida, diante de uma rotina escolar marcada pela efemeridade das aulas.

  • Palavras-chave
  • Debate; Metodologia ativa; PIBID; Novo Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
Voltar Download
  • Quarta (05/11 - 9h manhã) - Banner Pôster
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 15h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
  • Sexta (07/11) - tarde 15h - comunicação oral

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica