O contexto contemporâneo, marcado pelo intensivo estímulo proporcionado pelos veículos midiáticos, exige uma adaptação da escola, enquanto instituição que persiste em estruturas tradicionais de ensino, que envolvem a perpetuação de aulas monótonas com fins para memorização de conceitos, de modo a necessitar de novos instrumentos e métodos de ensino que promovam a participação ativa dos alunos na construção do seu aprendizado. O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma intervenção pedagógica em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Alagoas – Unidade Agreste, localizada no município alagoano de Arapiraca, proporcionado pelo PIBID de Geografia da UNEAL – Campus I, que utilizou o debate, enquanto recurso didático pertencente às metodologias ativas, para promoção de uma aprendizagem significativa e crítica acerca do agronegócio brasileiro. Avalia-se, portanto, a efetividade da dinâmica na consolidação do conhecimento, bem como as condições pelas quais a execução da atividade deve que ser desenvolvida, diante de uma rotina escolar marcada pela efemeridade das aulas.
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