Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por licenciandos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa contribui para que os licenciandos tenham contato com o ambiente escolar ainda durante a formação docente. Dessa forma, há a transição da teoria estudada na universidade para a vivência da prática pedagógica. O artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada dentro do PIBID, com ênfase na construção da prática pedagógica a partir dessa vivência, destacando as metodologias utilizadas para estimular o interesse dos estudantes na aprendizagem. Os métodos empregados foram planejados de acordo com o perfil dos alunos, utilizando recursos visuais com imagens ilustrativas em slides, dinâmicas em grupo e pesquisas no livro didático, buscando explorar o pensamento crítico dos estudantes sobre os conteúdos abordados. Os resultados demonstraram grande avanço, pois os alunos mostraram-se cada vez mais empolgados com as aulas, apresentando maior interesse e atenção durante as explicações. A experiência, de fato, contribui para a formação pedagógica dos licenciandos e para o estímulo à aprendizagem dos alunos, mostrando que teoria e prática caminham juntas e que, muitas vezes, os estudantes só precisam de um estímulo para despertar seu interesse pelo conhecimento.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica