Durante minha experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participo ativamente do processo de ensino-aprendizagem, acompanhando o cotidiano
escolar e observando a dinâmica das turmas. Inicialmente, realizo observação do professor
regente para compreender métodos de ensino, organização da sala e estratégias pedagógicas,
ganhando segurança para ministrar conteúdos com apoio e orientação.
Uma atividade significativa é a aplicação de jogos de tabuleiro, baseados em metodologias ativas, que estimulam curiosidade, trabalho em equipe e autonomia, possibilitando aos alunos relacionar os conteúdos com sua realidade. As aulas incluem momentos de reflexão e diálogo, promovendo aprendizagem significativa, criticidade e protagonismo estudantil. O PIBID contribui para minha formação docente, permitindo compreender na prática o papel do professor como mediador e orientador, consolidando a construção contínua de conhecimento, reflexão e aprimoramento.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica