O JOGO E A APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO PIBID.

  • Autor
  • Maria Vitória Vital da Silva
  • Co-autores
  • Adelmiran Silva de Oliveira , Maria do Carmo Duarte de Freitas
  • Resumo
  • Durante minha experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participo ativamente do processo de ensino-aprendizagem, acompanhando o cotidiano

    escolar e observando a dinâmica das turmas. Inicialmente, realizo observação do professor

    regente para compreender métodos de ensino, organização da sala e estratégias pedagógicas,

    ganhando segurança para ministrar conteúdos com apoio e orientação.

    Uma atividade significativa é a aplicação de jogos de tabuleiro, baseados em metodologias ativas, que estimulam curiosidade, trabalho em equipe e autonomia, possibilitando aos alunos relacionar os conteúdos com sua realidade. As aulas incluem momentos de reflexão e diálogo, promovendo aprendizagem significativa, criticidade e protagonismo estudantil. O PIBID contribui para minha formação docente, permitindo compreender na prática o papel do professor como mediador e orientador, consolidando a construção contínua de conhecimento, reflexão e aprimoramento.

     
  • Palavras-chave
  • PIBID; Formação Docente; Metodologias Ativas; Jogo de Tabuleiro; Prática Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
Voltar Download
  • Quarta (05/11 - 9h manhã) - Banner Pôster
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 15h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
  • Sexta (07/11) - tarde 15h - comunicação oral

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica