ALÉM DA LÓGICA: O USO DA CRUZADINHA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA A FIXAÇÃO DE CONCEITOS DEMOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Verônica Maximo França
  • Co-autores
  • Adelmiran Silva de Oliveira , Maria do Carmo Duarte de Freitas
  • Resumo
  • Este relato de experiência descreve uma intervenção pedagógica realizada com alunos do
    Ensino Médio, utilizando uma cruzadinha temática como ferramenta lúdica para o ensino de
    conteúdos demográficos. Diante dos desafios em ensinar conceitos complexos da Geografia, a
    atividade foi desenvolvida para promover uma revisão ativa e significativa. A metodologia,
    aplicada em duplas, incentivou a colaboração e o engajamento dos estudantes, transformando a
    dinâmica da sala de aula. Os resultados evidenciaram não apenas a fixação dos termos técnicos,
    mas também a superação de dúvidas. A experiência reforça a importância de metodologias ativas
    que valorizem a participação discente, concluindo que estratégias simples e criativas podem
    potencializar a aprendizagem e estimular o ensino de Geografia.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Cruzadinha; Demografia, Ensino de Geografia, Metodologias Ativas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
Voltar Download
  • Quarta (05/11 - 9h manhã) - Banner Pôster
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 15h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
  • Sexta (07/11) - tarde 15h - comunicação oral

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica