VIVÊNCIAS NO PIBID GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA ESCOLA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS

  • Autor
  • Rariele Oliveira dos Santos
  • Co-autores
  • Adelmiran Silva de Oliveira , Maria do Carmo Duarte de Freitas
  • Resumo
  • O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e as
    aprendizagens construídas durante o primeiro semestre de participação no Programa Institucional
    de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual
    de Alagoas – UNEAL, realizado na Escola Estadual Prof. Pedro de França Reis, em
    Arapiraca/AL. A experiência proporcionou a observação e vivência da rotina escolar, o
    acompanhamento de aulas e a participação em intervenções pedagógicas, reuniões e formações
    docentes. As ações foram orientadas pelo professor preceptor Adelmiran Silva de Oliveira e
    coordenadas pela professora Maria do Carmo Duarte de Freitas. O referencial teórico adotado
    baseou-se nos estudos de Tardif (2002) e Piazzi (2008), que discutem os saberes docentes e a
    importância da prática reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que
    a participação no PIBID contribui significativamente para a formação docente inicial,
    fortalecendo a articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento da autonomia profissional e o
    compromisso com uma educação pública de qualidade.

  • Palavras-chave
  • Formação docente; PIBID; Geografia escolar; Prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
Voltar Download
  • Quarta (05/11 - 9h manhã) - Banner Pôster
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 15h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
  • Sexta (07/11) - tarde 15h - comunicação oral

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica