O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e as
aprendizagens construídas durante o primeiro semestre de participação no Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual
de Alagoas – UNEAL, realizado na Escola Estadual Prof. Pedro de França Reis, em
Arapiraca/AL. A experiência proporcionou a observação e vivência da rotina escolar, o
acompanhamento de aulas e a participação em intervenções pedagógicas, reuniões e formações
docentes. As ações foram orientadas pelo professor preceptor Adelmiran Silva de Oliveira e
coordenadas pela professora Maria do Carmo Duarte de Freitas. O referencial teórico adotado
baseou-se nos estudos de Tardif (2002) e Piazzi (2008), que discutem os saberes docentes e a
importância da prática reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que
a participação no PIBID contribui significativamente para a formação docente inicial,
fortalecendo a articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento da autonomia profissional e o
compromisso com uma educação pública de qualidade.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica