O presente trabalho aborda uma experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública no município de Arapiraca/AL, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A iniciativa justifica-se pela necessidade de compreender e aprimorar as competências de leitura e compreensão textual, essenciais para o desempenho e formação dos estudantes. O objetivo central foi avaliar os níveis de leitura e compreensão textual de alunos do 3º ano do ensino médio. Para isso, adotou-se como metodologias, a aplicação de um questionário composto por dez questões, elaboradas com base nos descritores da Prova SAEB (D1, D3, D4, D6 e D14) e estruturado a partir dos textos multimodais, incluindo trechos de letras de músicas, a fim de dialogar com o universo dos discentes e uma dinâmica realizada com o intuito de aprimorar a proficiência relacionada aos descritores. Além disso, a pesquisa foi de cunho qualitativo e quantitativo. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na localização de informações explícitas e implícitas, na identificação do tema, na distinção entre fato e opinião e na inferência de sentidos contextuais. Conclui-se que, há necessidade urgente de promover práticas metodológicas diversificadas e contínuas no ambiente escolar, visando ao fortalecimento das habilidades textuais e formação integral dos estudantes.
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