O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade aproximar o licenciando da realidade escolar, promovendo práticas pedagógicas que integrem teoria e prática. Nesse contexto, o presente trabalho relata a experiência vivenciada na Colégio da Polícia Militar Tiradentes (Unidade Agreste) em Arapiraca/AL, onde bolsistas do PIBID colaboraram com alunos do 1º ano do Ensino Médio na elaboração do projeto “Monitorando Tremores de Terra em Arapiraca/AL: Ciência Cidadã e Tecnologias de Baixo Custo no Estudo da Sismicidade Local”, apresentado na VI Feira de Iniciação Científica e Tecnológica (FICITEC). As atividades envolveram aulas expositivas sobre sismicidade, orientações teóricas e práticas para a produção do trabalho científico, além do uso de ferramentas digitais, como o QGIS, para a confecção de mapas temáticos sobre a ocorrência de tremores em Arapiraca. Também foi construída uma maquete didática para simular os fenômenos sísmicos, integrando conceitos de Geografia e Geociências de forma lúdica e acessível. A experiência evidenciou o potencial do PIBID na formação docente, ao proporcionar vivências que estimulam o protagonismo estudantil, a pesquisa e a valorização do território como espaço de aprendizagem. O envolvimento dos alunos demonstrou que o ensino de Geografia pode ser significativo quando parte do lugar e das experiências vividas. Para os bolsistas, a prática contribuiu para o desenvolvimento de competências pedagógicas e o fortalecimento da identidade docente. Assim, a atividade reafirma o papel do PIBID como instrumento de transformação educacional, ao promover o ensino contextualizado e a construção coletiva de saberes voltados para a realidade local.
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