A AULA DE CAMPO NO PIBID/UNEAL COMO PRÁTICA DIALÓGICA E CRÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma Análise da Temática das Regiões Brasileiras na Escola Estadual Aurino Maciel, Arapiraca/AL

  • Autor
  • ALYSSON FABIANO BRITO DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Amanda Rikelle Pereira , Klegila Karyne da Silva Gregorio , Joice Alvelino dos Santos , Maria do Carmo Duarte de Freitas
  • Resumo
  • RESUMO

    O presente trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica referente a uma aula de campo conduzida pelos alunos bolsistas Alysson Fabiano Brito de Oliveira, Amanda Rikelle Pereira Silva e Klegila Karyne da Silva Gregorio, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com a supervisão da Professora Joice Alvelino, na Escola Estadual Aurino Maciel, localizada em Arapiraca/AL. A atividade, com uma duração total de 3 horas e 30 minutos (210 minutos), teve como foco o conteúdo curricular das Regiões Brasileiras, buscando promover uma ruptura com o ensino geográfico meramente descritivo. A proposta metodológica centrou-se na leitura da paisagem local (Bosque das Arapiracas), utilizando-a como um ponto de partida concreto para a compreensão da complexidade e da diversidade do território nacional e de seus complexos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A metodologia incluiu as etapas de Pré-campo, Campo e Pós-campo, com o envolvimento ativo dos estudantes na observação, registro e debate sobre as disparidades socioespaciais. Os resultados indicaram um significativo aumento no engajamento dos alunos, uma maior contextualização do conteúdo e o desenvolvimento do raciocínio geográfico, permitindo que os estudantes correlacionassem as dinâmicas locais (Região Nordeste) com as macros regionalizações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as diversas realidades do país. O trabalho conclui que a aula de campo, quando bem planejada e executada, constitui uma ferramenta indispensável para a formação de uma consciência espacial crítica e para a melhoria da prática docente na Educação Básica, validando o papel do PIBID na articulação teoria-prática.

    Palavras-chave: PIBID. Aula de Campo. Regiões Brasileiras. Ensino de Geografia. UNEAL.

  • Palavras-chave
  • PIBID. Aula de Campo. Regiões Brasileiras. Ensino de Geografia. UNEAL.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
Voltar Download
  • Quarta (05/11 - 9h manhã) - Banner Pôster
  • Quarta (05/11 - 15h tarde) - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - manhã 9h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 15h - comunicação oral
  • Quinta (06/11) - 19h - Comunicação Oral
  • Sexta (07/11) - tarde 15h - comunicação oral

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica