RESUMO
O presente trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica referente a uma aula de campo conduzida pelos alunos bolsistas Alysson Fabiano Brito de Oliveira, Amanda Rikelle Pereira Silva e Klegila Karyne da Silva Gregorio, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com a supervisão da Professora Joice Alvelino, na Escola Estadual Aurino Maciel, localizada em Arapiraca/AL. A atividade, com uma duração total de 3 horas e 30 minutos (210 minutos), teve como foco o conteúdo curricular das Regiões Brasileiras, buscando promover uma ruptura com o ensino geográfico meramente descritivo. A proposta metodológica centrou-se na leitura da paisagem local (Bosque das Arapiracas), utilizando-a como um ponto de partida concreto para a compreensão da complexidade e da diversidade do território nacional e de seus complexos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A metodologia incluiu as etapas de Pré-campo, Campo e Pós-campo, com o envolvimento ativo dos estudantes na observação, registro e debate sobre as disparidades socioespaciais. Os resultados indicaram um significativo aumento no engajamento dos alunos, uma maior contextualização do conteúdo e o desenvolvimento do raciocínio geográfico, permitindo que os estudantes correlacionassem as dinâmicas locais (Região Nordeste) com as macros regionalizações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as diversas realidades do país. O trabalho conclui que a aula de campo, quando bem planejada e executada, constitui uma ferramenta indispensável para a formação de uma consciência espacial crítica e para a melhoria da prática docente na Educação Básica, validando o papel do PIBID na articulação teoria-prática.
Palavras-chave: PIBID. Aula de Campo. Regiões Brasileiras. Ensino de Geografia. UNEAL.
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