VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: avaliação do livro didático Geração alpha língua portuguesa: 6º ano (2022)

  • Autor
  • Adriana Piloneto
  • Co-autores
  • Carla Regina de Souza Figueiredo
  • Resumo
  •  

    Este trabalho resulta da investigação de como a variação linguística é abordada no livro didático Geração Alpha - Manual do Professor (Costa; Marchetti, 2022), destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental e disponível entre as coleções aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) 2024. Fundamentado na epistemologia de Labov (2008) e nas contribuições de Bagno (2013; 2007) e Bortoni-Ricardo (2023; 2021) quanto à relação entre o fenômeno variacionista e o ensino de língua portuguesa, a análise do LD se deu a partir do roteiro de perguntas elaborado por Bagno (2007) e Lima (2014) a fim de verificar a inclusão de variações regionais, identificar abordagens relacionadas ao uso da língua por diferentes grupos sociais, explorar diversos registros linguísticos e examinar exemplos de variação linguística ao longo do tempo. A análise conclui que o livro cumpre seu propósito, oferecendo um material educativo abrangente sobre variação linguística, embora restrinja a discussão de modo explícito apenas em um capítulo.

     

  • Palavras-chave
  • variação linguística, ensino, livro didático, PNLD 2024.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica