Este trabalho integra as pesquisas relacionadas à semiótica didática e tem em vista a utilização dos fundamentos semióticos para a problematização e análise das significações construídas em textos/interações do domínio escolar. O estudo compõe um projeto de pesquisa desenvolvido durante o pós-doutorado ligado ao Programa de Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, realizado entre os anos de 2022 e 2023. Entre os objetivos destaca-se o verificar como professores, dos anos finais da educação básica, entendem a presença da “semiótica” (e de outros termos ligadas a ela) em documentos como a Base Nacional Comum Curricular e o currículo do Estado de Mato Grosso do Sul e como esse entendimento embasa suas ações. Para atender a proposta, utilizou-se a abordagem qualitativa, documental e de campo. O corpus é composto por documentos que intervêm no trabalho docente, por entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Dourados-MS e por uma formação sobre leitura oferecida a esses docentes. A semiótica discursiva é a base teórica principal do trabalho, a partir de seus princípios analisa-se aspectos que se sobressaem na construção dos sentidos em interação, além disso, leituras do campo da educação ajudaram a compreender o contexto político educacional atual. A análise dos dados mostrou, entre outras coisas, o entendimento nem sempre claro da abordagem semiótica dos textos e a visão neoliberal de ensino/formação, um movimento guiado por determinações que incidem sobre o fazer/ser docente numa lógica que facilita o controle de suas ações.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica