UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO TEXTUAL CONTO
Sheila Marques Oliveira (UEMS/PROFLETRAS-CAPES)
Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS/PROFLETRAS)
RESUMO
Leitura e escrita são atividades importantes no contexto escolar e objetos de reflexão /análise por parte dos professores. Observa-se que os alunos apresentam déficit de aprendizagem de leitura e escrita. Assim, no processo de aprendizagem dos alunos, há questionamentos que emergem no contexto de sala de aula: Como estimular leitura e escrita dos alunos? Incentivar e motivar o aluno a ler e escrever com precisão e clareza? O presente estudo traz uma proposta de intervenção didático-pedagógica para alunos do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola municipal de Dourados-MS. A justificativa do estudo é a necessidade de recuperar o déficit de leitura e escrita dos alunos. Assim o objetivo é elaborar e aplicar uma sequência didática utilizando o gênero conto. O método utilizado é a da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de caráter social e coletivo, orientada na resolução de problemas com objetivos de transformação da realidade da sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, traçou-se um percurso metodológico envolvendo as etapas: autorização da pesquisa, aplicação de atividades de leitura e produção de contos e reescrita. O corpus analisado constitui-se de 20 contos produzidos pelos alunos avaliando critérios sobre a estrutura, conteúdo e forma do conto. A pesquisa pauta-se nos estudos de Marcuschi (2008), Kleiman (2002), Bakhtin (1997), Solé (1998), Gancho (1991), dentre outros. Espera-se, que a partir da pesquisa, haja reflexão no trabalho com leitura, seu aperfeiçoamento e como o conto seria o estímulo à leitura, compreensão, interpretação e principalmente na produção de textos dos alunos. Os resultados indicaram que os objetivos foram alcançados e a intervenção constituiu uma estratégia propicia para o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: gênero conto, leitura, produção textual.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica