O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação do nível de alfabetização dos estudantes de um 6º ano de uma escola pública do município de Dourados como parte integrante do programa residência pedagógica do governo federal. Devido à pandemia, alguns estudantes não conseguiram dominar habilidades de leitura e compreensão de textos para seu nível de escolarização, dificultando seu acompanhamento em sala de aula junto aos demais aprendizes. O programa residência pedagógica, tomando por base o programa do governo estadual “Recomposição da Aprendizagem” organizou um grupo de aulas no intuito de auxiliar o professor titular com esses alunos. O trabalho foi realizado entre os meses de junho/ 2023 a março/2024. Os estudantes foram avaliados individualmente para averiguação do nível de leitura de cada um por meio de fichas de avaliação. A residente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, junto com a preceptora e orientadora, procuraram identificar o nível de aprendizado de cada aluno individualmente, por meio de fichas divididas em letras, palavras, parágrafos simples, texto simples, e compreensão, a fim de identificar e registrar em qual estágio de leitura eles se enquadram. Assim, a acadêmica desenvolveu metas de aprendizagem específicas para cada aluno de acordo com o seu nível de alfabetização e leitura. Para análise do desempenho foi feita outra ficha com anotações do progresso dos alunos. O registro do nível da alfabetização e leitura foi essencial para desenvolver as habilidades e atividades necessárias para cada nível de leitura em que cada aluno se encontra, descobrir as dificuldades para poder ajudá-los. Em um segundo momento, todos os envolvidos no processo de alfabetização e leitura se reuniram para elaborar qual abordagem de aprendizado seria mais adequada.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica