O objetivo da presente comunicação é apresentar o percurso e os resultados da nossa pesquisa de Iniciação Científica. Esse estudo analisa questões linguísticas, sociais e etnico-raciais sobre a caracterização da identidade linguístico-social do jovem negro na sociedade que ainda sofre preconceito e racismo; além de trabalhar traços de oralidade e desvios linguísticos em letras de rap, para levar o aluno a perceber a linguagem e as variações socio-linguístico-culturais usadas na letras música, e seu reflexo no ensino de língua portuguesa. E como resultados é possível mostrar que a identidade sociocultural do falante está ligada ao seu modo de falar e ao seu comportamento, além de funcionar como um dispositivo fundamental para traçar o perfil linguístico do falante. O trabalho utiliza-se da letras música (rap), que entra no gênero textual poema e traz o negro como protagonista, em que é trabalhada a linguagem utilizada na música selecionada, para identificar e analisar a variação da norma padrão e da norma popular usadas pelas pessoas nas comunidades e nas periferias da cidade, além de retratar o seu reflexo no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em sala de aula. O objetivo desta pesquisa, nas questões linguísticas, raciais e etnico-raciais, foi de conscientizar os alunos a valorização das diferentes formas de linguagem na esfera cultural e social, enriquecendo as diferentes línguas, afastando o preconceito linguístico, valorizando a compreensão das diferentes variações linguísticas, desviando-se das injustiças raciais e sociais. Para isso trabalhamos na música de rap (Nova Colônia), seus aspectos linguísticos e o seu reflexo no ensino da língua portuguesa, como uma forma de conscientizar os jovens falantes acerca da importância de conhecer as diferentes realidades.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica