Diversidade cultural e linguística no município de Porto Murtinho/MS

  • Autor
  • IRENE AUXILIADORA ALVAREZ GIMENES
  • Resumo
  •  

    Diversidade cultural e linguística no município de Porto Murtinho/MS

    Irene Auxiliadora Alvarez Gimenes

    O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar informações sob o ponto de vista sócio-histórico, cultural e linguístico evidenciando a  diversidade marcada neste contexto onde o município de Porto Murtinho/MS(BRA) estabelece relações de vizinhança com o município de Carmelo Peralta(PY) pela demarcação territorial. Para que os (as) alunos(as) do Ensino médio, matriculados na Estadual José Bonifácio, do Itinerário de Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas e sociais aplicadas pudessem refletir sobre o processo de construção identitário particular de suas condições como sujeitos fronteiriços pela condição marcada pela territorialidade o projeto tem como objetivos específicos contextualizar aspectos regionais como a culinária, a dança, a música evidenciando-as como legado para a cultura murtinhense; realizar entrevistas com os demais alunos da escola sobre as línguas faladas e pesquisa sobre suas descendências; reconhecer e valorizar a identidade cultural fronteiriça por meio de palestras e contato com pessoas que comunicam orgulho de suas origens;elaborar amostra percentual representativa das línguas faladas pelos bairros do município; construir um mapa linguístico por amostragem.   A partir das informações levantadas o projeto teve sua culminância em evento aberto à comunidade escolar denominado “Mostra cultural EEJB” os resultados foram apresentados em forma de exibição dos documentários produzidos pelos alunos; exposição dos painéis com as pesquisas, resultados das entrevistas no mapa (amostragem); degustação de pratos típicos; apresentações de dança, música com instrumentos regionais e nas línguas guarani, inglês, português  e espanhol que proporcionaram tanto aos aprendentes durante o projeto, mas como a comunidade a sentir-se pertencentes ao grupo numa relação de respeito com quem compartilham cultura, história e memória.

    Palavras-chave: identidade fronteiriça;ensino de línguas;itinerário formativo;aspectos regionais.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: identidade fronteiriça;ensino de línguas;itinerário formativo;aspectos regionais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, linguagens e interculturalidade
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica