Este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da prática docente da pesquisadora no contexto do ensino da escrita na universidade. Visa demonstrar como o conceito de linguagem desenvolvido por Antoine Culioli (1990; 1999a; 1999b) subjaz ao processo de escrita e reescrita e se articula com a noção de reconstrução da discursividade na escrita, proposta por Guedes (2009) e testada por Biasotto e Conceição (2015) e Conceição (2000; 2016). Durante a vivência de escrita/reescrita em uma disciplina denominada Escrita e Ensino, estudantes do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) experimentam a prática pedagógica da reconstrução da dicursividade, na qual desenvolvem suas habilidades de escrita a partir de critérios discursivos (qualidades discursivas). Defendemos que o domínio dessas qualidades leva-os a manifestarem um maior controle sobre a linguagem, desdobrada em três atividades preconizadas por Culioli: representação, referenciação e regulação. Acreditamos que o resultado da pesquisa possa contribuir com os estudos relativos ao ensino da escrita, seja na universidade, seja na educação básica
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica