Com a era digital a sociedade contemporânea passa por transformações, principalmente na área da comunicação, a todo momento informações são publicadas nos canais da internet. Tendo em vista a publicação de muitas notícias pelos meios de comunicação e o acesso imediato pelo qual as pessoas são direcionadas à rede mundial de computadores, observa-se que as notícias são espalhadas rapidamente. Nesse sentido, o texto notícia desempenha um papel importante na vida das pessoas, pois contribui para formação de um leitor crítico. Porém, a importância de ler atentamente e verificar a veracidade das informações de uma notícia, torna-se essencial nessa era em que muitas desinformações são disseminadas pelas mídias. Diante disso, cabe à escola promover atividades com esse gênero textual de forma significativa, possibilitando, além do contato com o texto, o domínio proficiente da leitura, da compreensão e da escrita. propor atividades com estratégias e reflexões que contribuam na verificação das informações contidas em notícias. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo principal motivar a atividade da leitura e escrita dos alunos do 7º ano, e como objetivos específicos: a) realizar atividades de leitura, com o intuito de desenvolver leitores competentes; b) proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as informações expressas nas notícias, enfatizando a responsabilidade do leitor na verificação dos fatos; e c) produzir o gênero textual notícia, a fim de analisar o emprego de recursos linguísticos nas produções textuais dos alunos participantes da pesquisa. A metodologia de pesquisa se pautará na pesquisa-ação, a partir dos estudos de Thiollent (1986), e, acredita-se, que o trabalho com o gênero textual notícia junto às turmas do 7º ano de uma escola pública municipal da cidade de Dourados/MS, desperte no aluno a vontade de ler notícias cotidianas com segurança e competência leitora.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica