A Prática da Leitura Literária no Ensino Médio.

  • Autor
  • Benedita de Fatima Lopes Miranda
  • Co-autores
  • Sandra Espíndola Macena
  • Resumo
  •  

    Este trabalho visa a contribuir com o ensino de língua portuguesa, nas práticas de linguagem leitura e produção escrita a partir da interrelação entre dois gêneros textuais: o romance realista de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas” a música “Epitáfio” do grupo de rock Titãs. Especificamente será apresentado um recorte das aulas realizadas em um bimestre do projeto residência pedagógica para as aulas do 2o ano do ensino médio em uma escolar pública. O recorte atém-se a mostrar a compreensão interpretação de texto numa perspectiva interdisciplinar em que figuram a leitura e a análise linguística/semiótica. Por intermédio da leitura do romance mostrar como ocorre a ideia da morte/vida no momento do realism abordando os aspectos que dirigiam o pensamento da época: como o determinismo, o meio e a raça, trazendo uma reflexão numa perspectiva pós-morte do que seriam futilidades e do que seria importante na vida cotidiana. As formas de expressão encontradas no texto machadiano e na música dialogariam de que forma? A proposta final para os estudantes foi a construção de um texto dissertativo sobre o seu “EU” do passado, fazendo-os refletir sobre suas experiências, escolhas e crescimento pessoal ao longo do tempo. Assim, teriam mais embasamento para entender um livro escrito no século passado e como a vida e morte se conectam, fazendo-os refletir para entender uma obra literária. Os resultados obtidos nos permitiram perceber uma evolução considerável em relação a leitura e interpretação de textos. Acreditamos, que práticas formativas como esta, podem oferecer uma ampliação das possibilidades do trabalho com a leitura e a produção escrita.

     

  • Palavras-chave
  • Texto literário, Leitura, música.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica