O relato a ser apresentado visa discorrer sobre o projeto realizado por meio do programa Residência Pedagógica realizada numa escola pública de Dourados. Este trabalho terá colaboração teórica de autores como, Selma Garrido Pimenta, o Projeto Político Pedagógico de Letras, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul. O objetivo principal da residência pedagógica foi aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, contribuindo para aprimorar o desempenho dos alunos, acompanhar e trazer reflexões sobre a realidade em sala de aula e o processo de atuação do professor em campo. Para realizar as regências de lingua portuguesa, optamos por trabalhar a obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, visto que a leitura e a interpretação de textos são habilidades fundamentais para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos estudantes. Ao ler, os jovens entram em contato com diferentes perspectivas, conhecimentos e realidades, ampliando seu horizonte intelectual. Além disso, a interpretação de textos permite que os alunos compreendam e analisem informações de maneira crítica, desenvolvendo a capacidade de argumentação e a tomada de decisões embasadas em evidências. O ensino da língua portuguesa e a leitura de obras literárias, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, desempenham papéis cruciais na formação dos estudantes do Ensino Médio. Além de seu valor literário, o livro oferece um profundo retrato da sociedade brasileira do século XIX e aborda questões atemporais, como a hipocrisia social, a moralidade e a finitude humana. Inserir essa obra no currículo do Ensino Médio não apenas enriquece o repertório literário dos estudantes, mas também os convida a refletir sobre questões existenciais e sociais relevantes.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica