Residência Pedagógica: Reflexões sobre Memórias Póstumas para desenvolvimento crítico da leitura

  • Autor
  • Raianny Ribeiro Albuquerque
  • Co-autores
  • Sandra Espíndola Macena
  • Resumo
  • O relato a ser apresentado visa discorrer sobre o projeto realizado por meio do programa Residência Pedagógica realizada numa escola pública de Dourados. Este trabalho terá colaboração teórica de autores como, Selma Garrido Pimenta, o Projeto Político Pedagógico de Letras, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul.  O objetivo principal da residência pedagógica foi aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, contribuindo para aprimorar o desempenho dos alunos, acompanhar e trazer reflexões sobre a realidade em sala de aula e o processo de atuação do professor em campo. Para realizar as regências de lingua portuguesa, optamos por trabalhar a obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, visto que a leitura e a interpretação de textos são habilidades fundamentais para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos estudantes. Ao ler, os jovens entram em contato com diferentes perspectivas, conhecimentos e realidades, ampliando seu horizonte intelectual. Além disso, a interpretação de textos permite que os alunos compreendam e analisem informações de maneira crítica, desenvolvendo a capacidade de argumentação e a tomada de decisões embasadas em evidências. O ensino da língua portuguesa e a leitura de obras literárias, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, desempenham papéis cruciais na formação dos estudantes do Ensino Médio. Além de seu valor literário, o livro oferece um profundo retrato da sociedade brasileira do século XIX e aborda questões atemporais, como a hipocrisia social, a moralidade e a finitude humana. Inserir essa obra no currículo do Ensino Médio não apenas enriquece o repertório literário dos estudantes, mas também os convida a refletir sobre questões existenciais e sociais relevantes.

  • Palavras-chave
  • Literatura, Leitura, Interpretação de texto.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica