Teatro e literatura: O Lúdico através dos jogos teatrais para o incentivo da leitura

  • Autor
  • Glaucia Cardoso de Souza Brignoni
  • Co-autores
  • Célia Regina Delácio Fernandes
  • Resumo
  •  

    RESUMO:

    Este trabalho busca incentivar sobre a prática dos jogos teatrais na educação como forma de possibilidades de alcançar de forma lúdica através dos jogos teatrais o prazer pela leitura reiterando a importância do referido método no uso dos jogos e de textos teatrais infanto juvenil na formação artística e humana dos estudantes, bem como no desenvolvimento da própria arte educadora e dos estudantes no ambiente que está inserido. A metodologia utilizada baseou se no sistema de jogos teatrais formulado pela atriz, educadora e diretora teatral Viola Spolin. Através desse trabalho faz perceber a enorme importância no processo educativo e as ferramentas artísticas na construção do conhecimento e principalmente na ampliação da visão de mundo dos estudantes no incentivo à leitura e compreensão do que está a sua volta, possibilitando o despertar de valores e liberdade criativa da imaginação que se conclui serem fundamentais para seu aprendizado pessoal e coletivo. Para esse trabalho dentre as referências utilizadas estão as obras de Regina Zylberman 2005, Cida Falabella 2007 e Viola Spolin 2010.Este trabalho foi realizado na disciplina Literatura e Ensino sob o olhar da arte educadora das vivências e experiências como professora no ambiente escolar.

  • Palavras-chave
  • JOGOS TEATRAIS, ENSINO E LITERATURA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica