RESUMO:
Este trabalho busca incentivar sobre a prática dos jogos teatrais na educação como forma de possibilidades de alcançar de forma lúdica através dos jogos teatrais o prazer pela leitura reiterando a importância do referido método no uso dos jogos e de textos teatrais infanto juvenil na formação artística e humana dos estudantes, bem como no desenvolvimento da própria arte educadora e dos estudantes no ambiente que está inserido. A metodologia utilizada baseou se no sistema de jogos teatrais formulado pela atriz, educadora e diretora teatral Viola Spolin. Através desse trabalho faz perceber a enorme importância no processo educativo e as ferramentas artísticas na construção do conhecimento e principalmente na ampliação da visão de mundo dos estudantes no incentivo à leitura e compreensão do que está a sua volta, possibilitando o despertar de valores e liberdade criativa da imaginação que se conclui serem fundamentais para seu aprendizado pessoal e coletivo. Para esse trabalho dentre as referências utilizadas estão as obras de Regina Zylberman 2005, Cida Falabella 2007 e Viola Spolin 2010.Este trabalho foi realizado na disciplina Literatura e Ensino sob o olhar da arte educadora das vivências e experiências como professora no ambiente escolar.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica