PET Letras em diálogos literários: formação de leitores e escritores

  • Autor
  • Gabriela dos Santos Cabrera
  • Co-autores
  • Celia Regina Delácio Fernandes
  • Resumo
  •  

    Como se sabe, a formação de leitores e escritores é um tema de grande importância para que se tenham atividades efetivas nas escolas, por isso, o desenvolvimento de diálogos já na formação dos profissionais de licenciatura, especialmente de Letras, mostra-se essencial. Nesse sentido, o presente trabalho destacou duas atividades promovidas pelo grupo PET Letras da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD: a Cordelteca Itinerante e a Roda Literária com escritores. A primeira ocorreu no bloco da FALE em parceria com a professora Aurineide Alencar, nesse encontro, estavam presentes discentes da História, Geografia e Letras para assistir à apresentação da cordelista, conhecer mais da cultura nordestina e conversar sobre a Literatura de cordel. A segunda contou com a participação tanto de escritores quanto aspirantes da própria Faculdade de Comunicação, Artes e Letras para uma roda de conversa sobre suas leituras e produções literárias, entre os convidados havia um professor e alunos da graduação, o evento encerrou-se com o sorteio de livros recebidos como doação. Destacam-se como objetivos: a valorização da Literatura de maneira geral e, em específico, a Literatura de cordel e local; o incentivo à leitura e escrita literária; conexão de saberes por meio da interdisciplinaridade e interculturalidade; estímulo ao consumo de obras e autores da região; apresentar novas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, os resultados cumpriram as propostas pretendidas inicialmente, os eventos proporcionaram diálogos enriquecedores entre diferentes áreas, trouxeram maior visibilidade para a Literatura e escritores locais, proporcionaram o conhecimento de outras formas de incentivo à leitura e escrita em sala de aula e, especialmente, integraram diferentes realidades e culturas em um espaço de reflexão e compartilhamento. Portanto, as atividades se mostraram como experiências proveitosas para fomentar a leitura, a escrita e a formação de profissionais mais conscientes e críticos.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura de cordel, Literatura brasileira, leitura, escrita.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, linguagens e interculturalidade
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica