EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM O GÊNERO CRÔNICA

  • Autor
  • ANA CAROLINA DANTE CAVICHIOLI
  • Co-autores
  • DRª SANDRA ESPÍNDOLA MACENA
  • Resumo
  •  

    O objetivo desta apresentação oral é apresentar os resultados alcançados durante o projeto de Residência Pedagógica realizada no ano de 2023 numa escola pública de ensino integral em Dourados/MS. A proposta do projeto foi trabalhar o gênero textual crônica com os alunos do 3º ano do ensino médio, com a crônica “Vestibular do pai” de Otto Lara Resende, que fez parte das obras selecionadas no vestibular da UFGD na perspectiva da leitura/escuta e análise linguística/semiótica. Após a apresentação da obra, sua leitura e análise, foi selecionado o tipo textual crônica reflexiva para que os estudantes pudessem realizar a produção textual. Para embasar melhor as aulas ministradas, utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019) e leituras teóricas de Köche e Marinello (2013) e Zilberman (2012). A partir das observações e práticas realizadas durante o projeto, foi possível constatar como a Literatura se encontra subaproveitada no ensino médio, pois os alunos não têm grande contato com textos literários e não se interessam por ler as obras de grande autores, apenas se interessam em alcançar boas notas para não reprovar nas disciplinas e serem aprovados no vestibular. Assim, observa-se a necessidade de buscar novas formas de trabalhar a Literatura dentro de sala de aula instigando a curiosidade e o interesse dos alunos pela leitura, pois é incontestável a importância desta prática de linguagem para a formação intelectual e social - influenciando fortemente na interpretação e criticidade do mundo.

  • Palavras-chave
  • crônica, gênero textual, ensino médio, produção textual.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica