Análise estrutural prática do gênero textual charge

  • Autor
  • Ana Maria Florentino Hermenegildo
  • Co-autores
  • Clemilton Pereira dos Santos
  • Resumo
  •  

    Objetivando refletir os aspectos que definem o gênero charge, o presente trabalho faz parte das atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Leitura e Produção de Textos (LPT), da 1ª série do Curso de Letras, licenciatura – habilitação: Português/Inglês, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Dourados. Seu propósito foi o de reconhecer as características composicionais, temáticas e estilísticas do gênero charge, a partir da leitura de Bakhtin (1988), Marcuschi (2008), Koch; Elias (2016) Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2a. ed. Contexto. O trabalho partiu de uma ação de pesquisa acerca do conceito de gênero, leitura de exemplares do gênero charge e identificação de suas características estilísticas, composicionais e temáticas em exemplares do gênero, expandindo-se para a elaboração de um protocolo de características do gênero em estudo.  Tendo   em vista que temos, conforme nos pontua Bakhtin, uma diversidade de situações de comunicação e interação que determinam modos diversos de organização dos recursos da língua e linguagem e que definir, conhecer e reconhecer as características de um gênero textual no intuito de pensar estratégias para que os estudantes consigam distinguir entremeio aos aspectos “relativamente estáveis”, qual(is) características definem determinado gênero textual, este trabalho justifica-se e faz-se imprescindível  já que  também proporciona, motiva e oferta ferramentas para a leitura e a produção textual na sociedade. O trabalho apresentou resultados promissores, à medida que identificamos, no paralelo com outros gêneros, aspectos inerentes à charge a fim de compor um protocolo de características para a leitura e a produção em sala de aula nos mais diversos níveis de ensino.

  • Palavras-chave
  • gênero textual, ensino, charge, protocolo de leitura, produção textual.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica