PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA “TORTO ARADO” NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • ANA CAROLINA DANTE CAVICHIOLI
  • Co-autores
  • DRª ZÉLIA NOLASCO DOS SANTOS FREIRE
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem como objetivo apontar as constatações observadas durante a realização prática de coleta de dados para o trabalho de conclusão de curso do ano de 2023. O trabalho contava com uma proposta de leitura da obra contemporânea “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, dentro do ensino médio. Foi possível observar que a Literatura no ensino atual se encontra escassa, onde não é possível trabalhar romances e novelas em sala, apenas textos literários curtos, para que dê tempo de fazer análise textual e atividade de interpretação, ou produção textual com os alunos. Porém há um grande impasse, porque os alunos perdem cada vez mais o interesse pela leitura e buscam apenas concluir as atividades, sem tentar compreender o que realmente ali está sendo passado a eles. A partir deste trabalho, foi percebido que ainda é possível cativar a curiosidade e interesse dos alunos por obras literárias, principalmente quando apresentadas obras atuais, de mais fácil acesso e com as quais eles se identificam e compreendem melhor, por serem contemporâneas. Para auxiliar na construção deste trabalho, foram utilizados os textos teóricos de Antonio Candido e Regina Zilberman, assim como entrevistas do autor para compreender melhor a mensagem que ele pretendeu transmitir com sua obra. Assim, apontou-se a necessidade de uma reformulação no regulamento do ensino para que a Literatura tenha maior espaço no ensino e seja possível cativar os alunos com obras clássicas, mas também seja apresentado e trabalhado obras contemporâneas renomadas, fazendo com que eles tenham mais noção da proximidade que há da literatura com sua vida cotidiana, aumentando assim a interpretação e criticidade de mundo de cada um.

  • Palavras-chave
  • Torto Arado, ensino de literatura, leitura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica