CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTOS LOCAIS E INTERCULTURAIS
Autor
MARINA OLIVEIRA BARBOZA
Resumo
CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTOS LOCAIS E INTERCULTURAIS
Marina Oliveira Barboza
Resumo: este trabalho visa refletir acerca das práticas de letramento sob a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) em contexto indígena. Essa perspectiva entende o letramento como produto da cultura, da história e dos discursos aos quais cada sujeito é pertencente. Desse modo, determinadas características da escrita e oralidade são convenções de determinadas culturas em determinados contextos, logo a escrita não pode ser concebida como algo que regulariza as práticas sociais de letramento em todas as culturas. As comunidades orais, tais como as indígenas, vivem em suas localidades com autonomia e eficiência, mas são consideradas “inferiores” por não possuírem o tipo de letramento imposto pela sociedade ocidental. Street argumenta que em muitas sociedades as pessoas administram suas vidas econômicas e emocionais por meio dos recursos orais e não sentem necessidade de associar sua oralidade a um letramento ou ao alfabetismo. Nesse viés, refletiremos sobre as práticas de escrita impostas aos grupos orais como os indígenas a partir das reflexões sobre escrita em pesquisadores como Gnerre (2009), Ponso (2018), Rockwell (2010), dentre outros, levantando questões acerca da escrita e as relações de poder que interferem no modo como os sujeitos, em contextos interculturais, vivenciam suas identidades étnicas e sociais.
BARBOZA, MARINA OLIVEIRA. CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTOS LOCAIS E INTERCULTURAIS.
In: III Encontro do ProfLetras e V Coliteras -
Dourados, 2023. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/profletrascoliterasresumo/trabalho/340356>.
Acesso em: 18/11/2024 às 00:18
Teorias da linguagem e ensino
Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
Estudos Linguísticos
Estudos Literários
Educação, linguagens e interculturalidade
Narrativa fílmica
1. Teorias da Linguagem e Ensino
2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes