FONÉTICA, FONOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO.

  • Autor
  • Vanessa da Silva Lopes
  • Co-autores
  • Prof. Dr. Clemilton Pereira dos Santos
  • Resumo
  • FONÉTICA, FONOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO.


     

    Vanessa da Silva Lopes (Mestranda PROFLETRAS-UEMS- Dourados- MS)

    Prof Dr. Clemilton Pereira dos Santos ( UEMS - Dourados- MS)


     

    O trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Fonologia, Variação e Ensino, do Mestrado Profissional em Rede (Profletras), da UEMS, campus Dourados- MS. Consiste na análise dos aspectos fonológicos presentes no livro didático: Geração Alpha Língua Portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 9º ano, autoria de Everaldo Nogueira, Greta Marchetti, Mirella l. Cleto, utilizado pela rede estadual de ensino (SED/MS) no município de Fátima do Sul- MS. Objetiva a observação do tratamento dado a tais aspectos, do ponto de vista fonético/fonológico e como é apresentado a  proposta didática no LD. Ao mencionarmos os eixos de ensino, devemos atentar-se a Fonética e fonologia, como está sendo abordada nos LD, isso significa que as obras aprovadas devem, por exemplo, no eixo de produção de textos, abordar as especificidades do sistema de escrita alfabética em relação com os sons da fala, já na leitura, os aspectos fonológicos e prosódicos específicos da oralidade e no eixo da oralidade, a variação fonética, identificando características sociais, regionais, urbanas e rurais. Considerando a importância da Fonética e Fonologia do ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, sua influência nos saberes linguísticos dos alunos da Educação Básica, optou-se pela revisão bibliográfica sobre o tema tomando como base elementar os pressupostos teóricos de autores, como: BORTONI (2004), CAGLIARI (2009). Como resultado, foi possível compreender que na obra analisada, os conteúdos mencionados são abordados de modo breve, sintetizado, como um mero conteúdo da ementa curricular da disciplina, não levando em consideração a reflexão dos processos fonológicos e fonéticos da língua, que tanto influenciam na aprendizagem da fala/escrita.


     

    Palavras- chave: Livro didático,  Fonética,  Fonologia.

     

  • Palavras-chave
  • Livro didático, Fonética, Fonologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
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