A pesquisa é vinculada a linha de Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes; área de Concentração: Linguagens e Letramentos, do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, Unidade Universitária de Dourados – MS. Desenvolvida utilizando-se da metodologia pesquisa-ação que consiste em investigar problemas ou dificuldades em diversos campos de atuação. Inicialmente foi feito um estudo bibliográfico a fim de esclarecer como alguns teóricos destacam a importância de metodologias diferenciadas para o letramento, procurando caracterizar e definir essas propostas pedagógicas; além da análise de artigos e periódicos que tratam sobre paradigmas educacionais e integralidade, pensamento eco-sistêmico, interdisciplinaridade e multiletramentos. A pesquisa está sendo realizada tendo como lócus o Centro de Educação Especial Brisa, localizada na área central da cidade de Itaporã MS. A turma selecionada para o desenvolvimento da pesquisa é uma classe de alunos com diferentes níveis de conhecimentos nas habilidades de leitura e escrita. O presente estudo tem intuito de sugerir uma proposta metodológica que auxilie no processo de letramento de crianças com deficiências do ensino fundamental. Especificamente, propor atividades diferenciadas e diversificadas, por meio de jogos pedagógicos manuais de língua portuguesa confeccionados com material táctil plastificado para auxiliar no processo de letramento das crianças do 3º ano para aquelas que estão no processo pré-silábico, silábico, silábico-alfabético. E ao final da pesquisa, os jogos serão disponibilizados enquanto material didático-pedagógico para os professores da rede pública. Espera-se que por meio dessa intervenção pedagógica em sala de aula e das propostas de atividades lúdicas com jogos pedagógicos, a turma se desenvolva e melhore sua aprendizagem.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica