Este trabalho analisou como o projeto de vida é compreendido na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul (REE/MS) a partir da articulação das propostas do livro didático disponibilizado pelo PNLD (Fraiman, 2020) e o que determina a Resolução SED/MS n.4113 (Mato Grosso do Sul, 2022). Recorreu-se à pesquisa documental e às contribuições da Semântica Argumentativa (Koch, Elias, 2008; Koch, 2007; 2000). Mato Grosso do Sul incorpora as mudanças sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e no Parecer CNE/CEB n.3/2018, estabelecendo relações entre o "protagonismo juvenil" e o "projeto de vida" como elementos essenciais para o sucesso do estudante ao concluir a Educação Básica. Adjetivos como "sujeitos de direito", "questionadores" e "antenados" são utilizados no currículo sul-mato-grossense para o NEM, destacando a escola como um ambiente propício para o planejamento de um "projeto de vida" bem-sucedido (Mato Grosso do Sul, 2022). Observa-se que o Estado atribui ao estudante a responsabilidade de ser "bem-sucedido" em sua trajetória de vida, considerando o "protagonismo juvenil" como a capacidade do jovem de compreender e enfrentar desafios sociais (protagonismo comunitário) e pessoais, agindo de forma consciente, dada a integração orgânica entre estudante e escola que possibilitou esse processo.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica