PROJETO DE VIDA: articulação entre materiais de Linguagens e tecnologias

  • Autor
  • Raianny Ribeiro Albuquerque
  • Co-autores
  • Carla Regina de Souza Figueiredo
  • Resumo
  • Este trabalho analisou como o projeto de vida é compreendido na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul (REE/MS) a partir da articulação das propostas do livro didático disponibilizado pelo PNLD (Fraiman, 2020) e o que determina a Resolução SED/MS n.4113 (Mato Grosso do Sul, 2022). Recorreu-se à pesquisa documental e às contribuições da Semântica Argumentativa (Koch, Elias, 2008; Koch, 2007; 2000). Mato Grosso do Sul incorpora as mudanças sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e no Parecer CNE/CEB n.3/2018, estabelecendo relações entre o "protagonismo juvenil" e o "projeto de vida" como elementos essenciais para o sucesso do estudante ao concluir a Educação Básica. Adjetivos como "sujeitos de direito", "questionadores" e "antenados" são utilizados no currículo sul-mato-grossense para o NEM, destacando a escola como um ambiente propício para o planejamento de um "projeto de vida" bem-sucedido (Mato Grosso do Sul, 2022). Observa-se que o Estado atribui ao estudante a responsabilidade de ser "bem-sucedido" em sua trajetória de vida, considerando o "protagonismo juvenil" como a capacidade do jovem de compreender e enfrentar desafios sociais (protagonismo comunitário) e pessoais, agindo de forma consciente, dada a integração orgânica entre estudante e escola que possibilitou esse processo.

  • Palavras-chave
  • Curiculo Referencial de Mato Grosso do Sul, Projeto de vida, Semântica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica