O PROTAGONISMO JUVENIL no currículo do NEM na REE/MS: uma análise Semântica-argumentativa.

  • Autor
  • Maria Eduarda do Nascimento Sampaio
  • Co-autores
  • Carla Regina de Souza Figueiredo
  • Resumo
  •  

    O PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é um dos meios pelo qual a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) avança nos currículos das escolas públicas brasileiras. Neste trabalho, estudou-se como o protagonismo estudantil apareceu tanto no Se liga nas linguagens: português (Ormundo; Siniscalchi, 2020) - livro didático da área de conhecimento Linguagens e suas tecnologias, destinado ao Ensino Médio e disponibilizado pelo PNLD 2021- como na Resolução SED/MS n.4133 (Mato Grosso do Sul, 2022) a fim de apreender a repercussão do ato de protagonizar nos diferentes sujeitos da REE/MS. Recorreu-se à pesquisa documental na coleta de dados, ao uso do núcleo de significação (Aguiar; Ozella, 2013) e, sobretudo, às contribuições da Semântica Argumentativa (Koch; Elias, 2008; Koch, 2007; 2000) para análise qualitativa do corpus. Observou-se, do ponto de vista lógico-semântico, que os verbos que acompanharam a ideia de “protagonismo” indicaram “um fazer” em relação aos estudantes, ou seja, os alunos (seres animados, dotados de voluntariedade e que têm controle sobre os atos) devem se apresentar como proativos, dispostos a renovar os seus conhecimentos e a agirem de modo construtivo diante das dificuldades e situações diversas que vivenciam - o que pode ocasionar a responsabilização do aluno por seu sucesso ou não pessoal e/ou profissional. À introspectividade de “ser” e de “saber” impõe-se o “demonstrar”, o “provar” aquilo que é e que sabe, alinhando-se à linguagem da aprendizagem e não à da educação, como atesta Biesta (2013). Ao Estado e aos professores coube o papel de mediação, de auxílio, de participação indireta no protagonismo dos estudantes que tutelam.

     

  • Palavras-chave
  • Protagonismo Juvenil, REE/MS, Ensino Médio, Semântica Argumentativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica