O PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é um dos meios pelo qual a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) avança nos currículos das escolas públicas brasileiras. Neste trabalho, estudou-se como o protagonismo estudantil apareceu tanto no Se liga nas linguagens: português (Ormundo; Siniscalchi, 2020) - livro didático da área de conhecimento Linguagens e suas tecnologias, destinado ao Ensino Médio e disponibilizado pelo PNLD 2021- como na Resolução SED/MS n.4133 (Mato Grosso do Sul, 2022) a fim de apreender a repercussão do ato de protagonizar nos diferentes sujeitos da REE/MS. Recorreu-se à pesquisa documental na coleta de dados, ao uso do núcleo de significação (Aguiar; Ozella, 2013) e, sobretudo, às contribuições da Semântica Argumentativa (Koch; Elias, 2008; Koch, 2007; 2000) para análise qualitativa do corpus. Observou-se, do ponto de vista lógico-semântico, que os verbos que acompanharam a ideia de “protagonismo” indicaram “um fazer” em relação aos estudantes, ou seja, os alunos (seres animados, dotados de voluntariedade e que têm controle sobre os atos) devem se apresentar como proativos, dispostos a renovar os seus conhecimentos e a agirem de modo construtivo diante das dificuldades e situações diversas que vivenciam - o que pode ocasionar a responsabilização do aluno por seu sucesso ou não pessoal e/ou profissional. À introspectividade de “ser” e de “saber” impõe-se o “demonstrar”, o “provar” aquilo que é e que sabe, alinhando-se à linguagem da aprendizagem e não à da educação, como atesta Biesta (2013). Ao Estado e aos professores coube o papel de mediação, de auxílio, de participação indireta no protagonismo dos estudantes que tutelam.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica