PET-Midias: Comunicação no Curso de Letras da UFGD

  • Autor
  • Myrella Araújo de Freitas
  • Co-autores
  • Célia Regina Delácio Fernandes
  • Resumo
  • A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na educação já vinha sendo discutida, mesmo antes da urgência imposta pela pandemia de COVID-19.  Nos cursos de licenciatura a discussão e utilização dessas tecnologias têm se tornado uma necessidade e um desafio perante o alunado que chega às escolas e às demandas digitais do mundo contemporâneo. Diante da dificuldade de desenvolver este tema no curso de graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, o PET-Letras, após reuniões e formações sobre o assunto, propôs a criação do PET-Mídias, com o objetivo de fomentar o conhecimento a respeito das TDICs entre os discentes envolvidos e, consequentemente, ampliar a divulgação da produção científica do Programa de Educação Tutorial (PET) e da própria Faculdade. Para tanto, o grupo estudou sobre o uso crítico e responsável de hardwares, como smartphones e microcomputadores,  e softwares, como aplicativos de teleconferências, de troca de mensagens, editores de mídias e redes sociais, que auxiliam nos processos de comunicação. Além disso, foram desenvolvidas capacitações internas a fim de preparar o grupo para lidar com os desafios, não apenas tecnológicos relacionados ao tema, mas que abrangem questões estratégicas e éticas da comunicação social, como por exemplo, protocolos para entrevistas e postagens nas plataformas. Dessa maneira, o PET-Letras possibilitou aos discentes envolvidos o contato com essas tecnologias, experimentando e compartilhando as diversas possibilidades de comunicação em diferentes linguagens para o registro e a divulgação das atividades do grupo. Este trabalho busca mostrar a organização estratégica do grupo e alguns resultados alcançados.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Práticas pedagógicas. Competência digital.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, linguagens e interculturalidade
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica