DA OBRA AO AUTOR: UMA REFLEXÃO DA ESCRITA MELANCÓLICA DE EDGAR ALLAN POE

  • Autor
  • Laura Lopes dos Santos Melo
  • Resumo
  • Edgar Allan Poe, considerado pela crítica literária como precursor de uma escrita gótica e melancólica, experienciou uma vida repleta de conturbações, essa cercada de muitas mortes e abandonos durante sua infância até a fase adulta. Desta forma, o vigente trabalho objetiva-se em transitar sobre uma reflexão pela história de Poe a fim de compreender como sua produção literária relacionava-se com sua vida marcada por tragédias. Para a realização dessa pesquisa recorreu-se a metodologia bibliográfica interpretativista, uma vez que Gil (2002), atesta a importância desse método nos estudos históricos, já que não existe outra forma de acessar informações passadas se não por meio de dados bibliográficos, além de ser um meio que facilita a busca para o pesquisador, que possui a disponibilidade biografias, artigos, livros e dicionários nos quais baseia a sua exploração segundo os temas estabelecidos e selecionados com o propósito de fornecer as teorias necessárias para a análise. Portanto, ao entender como as vivências de um autor podem perpassar aquilo que escreve, foi analisado trechos de contos como “Berenice” presente no livro Histórias Extraordinárias (1978) e excertos do poema Annabel Lee (1849), com o intuito de explorar como a melancolia da vida de Poe é um reflexo de sua escrita. Neste viés, a partir das análises, compreende-se que o autor reconfigura aspectos de sua vida em suas obras, tornando-se um personagem de si mesmo (Nestarez, 2013). 

     

  • Palavras-chave
  • Edgar Allan Poe. Gótico. Literatura norte-americana. Melancolia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
Voltar
  • Teorias da linguagem e ensino
  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Educação, linguagens e interculturalidade
  • Narrativa fílmica
  • 1. Teorias da Linguagem e Ensino
  • 2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
  • 3. Estudos linguísticos
  • 4. Estudos literários
  • 5. Educação, linguagens e interculturalidade
  • 6. Narrativa fílmica

Comissão Organizadora

Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto

Comissão Científica