Esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada, fundamentando-se no Interacionismo Sociodiscursivo de Jean-Paul Bronckart, aliado às contribuições de Dolz e Schneuwly para o ensino de gêneros textuais. O estudo visa investigar o agir docente, especificamente no comando de produção do gênero dissertativo-argumentativo presente nas Atividades Pedagógicas Complementares (APC) elaboradas por professores de língua portuguesa para alunos do terceiro ano do ensino médio, durante a pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos incluem a identificação das capacidades de linguagem presentes nas APC e a identificação dos gestos didáticos nos comandos de produção textual. O estudo adota a metodologia de pesquisa-documental, analisando dados provenientes de documentos, especificamente as APC. Os resultados esperados deste estudo têm o propósito de contribuir para o aprimoramento das práticas docentes e para uma compreensão mais profunda do agir docente em situações que demandam medidas especiais de ensino, especialmente durante a pandemia da Covid-19 e além desse contexto.
Comissão Organizadora
Flávio Zancheta Faccioni
Paulo Henrique Pressotto
Comissão Científica