O Ensino Médio (EM) encerra o ciclo da Educação Básica, sendo este o período no qual os estudantes geralmente são direcionados a tomar decisões relacionadas à profissão ou à ocupação que pretendem desempenhar na sociedade. Neste processo deliberativo estão implicados aspectos econômicos, históricos, educacionais e psicossociais que delimitam as suas vidas, sobretudo, a influência familiar e escolar. Apesar das Diretrizes Curriculares Básicas para o Ensino Médio, os elementos referidos anteriormente interferem, também, na forma como cada escola direciona suas atividades relativas ao ingresso no mundo do trabalho. Assim, temos instituições de ensino com diferentes perfis educacionais. O interesse por essa pesquisa surgiu, especialmente, porque uma das autoras cursou o EM na escola pública federal e pela proximidade e envolvimento desta instituição com a universidade pública. O objetivo deste estudo foi analisar as expectativas e escolhas profissionais de alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal, localizada em São Luís do Maranhão. Realizou-se pesquisa de campo com caráter predominantemente qualitativo. Este estudo teve 18 (dezoito) participantes que cursavam o 3° ano do EM Regular, tinham entre 18 e 20 anos de idade, declararam pertencer ao sexo masculino ou sexo feminino e a maioria pertencia aos “extratos socioeconômicos” C2 ou C1 (classificação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). Os instrumentos e técnicas utilizados: um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um Questionário Socioeconômico e um Roteiro de Entrevista. O método dialético foi o escolhido para nortear esta pesquisa. Os documentos éticos foram: 1) A Resolução n° 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS); 2) O Código de Ética Profissional do Psicólogo; e 3) O Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) Nº 297034718.8.0000.5087 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFMA). Como principais resultados mostram-se: a) A prevalência do desejo dos participantes por cursar uma graduação após o EM, tendo estes participantes, indicado a preferência pela UFMA; b) A entrada imediata no mercado de trabalho depois da conclusão do EM; e c) A escolha de áreas do conhecimento, prioritariamente, as Ciências Humanas e as Ciências da Saúde – na qual a Medicina foi o curso mais mencionado. Como principais conclusões, apresentam-se: a) As expectativas e as escolhas por um curso superior que compareceram alinhadas ao pensamento vigente em nossa sociedade de que quanto maior o grau de instrução, maiores são as chances de alcance de “sucesso”; b) O trabalho constitui-se em nosso meio como fator central da vida humana e garante pelo menos a sobrevivência; e c) As pessoas são estimuladas a procurar uma profissão que lhes forneça remuneração condigna e melhoria das condições de vida material.