Introdução:
O presente trabalho possui como objetivo relatar uma experiencia oriunda de estágio supervisionado em psicologia escolar sobre a elaboração do projeto de vida com alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de São Luís.
Os conhecimentos produzidos em decorrência dos aspectos psicológicos provenientes da elaboração da atividade mencionada, podem contribuir significativamente para uma prática educativa mais efetiva no processo de formação dos alunos, através da valorização de suas capacidades e características necessárias ao desempenho criativo em diferentes contextos de atuação, presentes e futuros. Por meio da estimulação do exercício de reflexão própria, da valorização de diferentes alternativas e da tomada de decisões.
A adolescência é uma fase permeada por dúvidas, transformações e expectativas da sociedade e do próprio jovem sobre o papel social que irá desempenhar. O compromisso com o futuro por meio de metas ou programas de vida assume grande importância nesse período, pois pode contribuir para que o indivíduo encontre significado na vida e busque caminhos para a realização de suas proposições. Diante de um mundo imprevisível, instável e repleto de oportunidades, ter metas de vida estáveis pode ser uma maneira de guiar as escolhas de cada indivíduo.
Método:
O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do segundo ano do ensino médio, com média de 30 alunos por turma, entre meninos e meninas. A atividade foi dividida em dois encontros. No primeiro encontro, solicitou-se que se imaginassem como estariam daqui a 10 anos, com o objetivo de pensar sobre o futuro, projetos e valores importantes para cada um. No segundo encontro, debateu-se sobre as ações necessárias para se alcançar os sonhos projetados, bem como questionamentos e desafios derivados, de modo que possibilitou a necessária mobilização do grupo para a proposta de trabalho.
Resultado:
O projeto possibilitou reflexão sobre escolhas, estratégias, autoconhecimento, além da construção do projeto de vida. Desenvolvendo novas perspectivas a respeito do futuro, planejamento e profissões.
Conclusão:
O estágio oportunizou uma experiência, troca vivencial imprescindível para uma boa atuação do psicólogo escolar. Através do projeto conseguimos plantar uma semente, oferecer um novo olhar, autonomia, novas sugestões e habilidades caso aconteçam impasses que atrapalhem a concretização dos sonhos e posicionamentos quando elas emergiram. Ressaltando a importância e a necessidade de projetos na escola.
Através da implantação do projeto foi perceptível que trabalhar projetos de vida, orientação profissional é indispensável em um ambiente como a escola.