Psicólogas escolares e profissionais da equipe de especialistas do município de João Pessoa – PB tem sua inserção nas escolas pautada na Lei nº 7846/95, configurando um cenário privilegiado para a atuação destas profissionais na assessoria e acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, este trabalho objetiva apresentar como docentes da Educação Básica compreendem o trabalho de psicólogas escolares e equipes pedagógicas especificamente na mediação do processo de ensino-aprendizagem. Acompanhar e assessorar o coletivo escolar faz parte de uma das atribuições da profissional de psicologia escolar, que atua pautada na perspectiva preventiva e institucional de base crítica. Afirma-se a relevância de investigar o fazer destas profissionais no âmbito escolar, que se constitui, de acordo com a Teoria Histórico-Cultural, como espaço privilegiado para promover processos de aprendizagem e desenvolvimento humano pela mediação das relações entre os diversos atores institucionais. Participaram dessa pesquisa 32 docentes, sendo 16 professoras de Ensino Fundamental I e 16 professoras de Ensino Fundamental II de escolas públicas municipais de João Pessoa. Para entrevistar os docentes utilizou-se um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada, do qual serão apresentadas as análises referentes à perguntas sobre quais profissionais auxiliam o seu trabalho em relação ao processo de ensino-aprendizagem; e qual a compreensão sobre o trabalho da psicóloga escolar. Foram realizadas análises de conteúdo do material e dos resultados analisados identificou-se que, para as docentes, o trabalho da equipe pedagógica muitas vezes não é eficaz no atendimento às demandas necessárias, havendo pouca clareza sobre o papel de cada profissional desta equipe (supervisora, psicóloga escolar, orientadora e assistente social), bem como a ausência de feedbacks sobre o que é realizado pela mesma quando é solicitada. Parte das docentes afirmou receber apoio das colegas professoras no suporte ao processo de ensino-aprendizagem, pontuando seu fazer como um trabalho muitas vezes solitário no que se refere à ausência de suporte e apoio de outros profissionais. As professoras do Ensino Fundamental I citam a supervisão e a gestão escolar como profissionais mais próximos no suporte oferecido ao processo de ensino-aprendizagem, enquanto as professoras do Ensino Fundamental II mencionam, em menor número, outros profissionais da escola como: monitores de informática e pessoal de apoio. Sobre a atuação da psicóloga escolar, a maioria dos docentes mencionam não ter clareza sobre a função deste profissional e concebem o trabalho da psicóloga como sendo o de identificar e resolver problemas de aprendizagem, comportamentais e emocionais dos alunos, bem como de encaminhar estudantes para serviços externos à escola. As docentes mencionam que a atuação da psicóloga escolar se mostra pouco efetiva ou ausente no acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem, afirmando ainda a necessidade de esclarecer e divulgar as atribuições deste profissional com a comunidade escolar. Parte das professoras demonstraram o desejo de estabelecer parceria com a psicóloga escolar na elaboração de atividades conjuntas tanto para alunos quanto para os mesmos. A partir destas análises, depreende-se que as funções de cada componente das equipes pedagógicas necessitam ser esclarecidas e socializadas à comunidade escolar facilitando a articulação dos saberes destes profissionais de maneira a corresponder às demandas dos atores institucionais. Em relação às psicólogas escolares reafirma-se a necessidade de formação adequada à área da psicologia escolar, que esteja pautada em intervenções com foco nas potencialidades dos atores escolares, por meio de práticas exitosas, construídas coletivamente para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Psicologia escolar, trabalho docente, processo de ensino-aprendizagem.