Introdução: A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento que define as formas de aprendizagem que todos os alunos devem desenvolver do decorrer da Educação Básica. Dentre as competências propostas pela BNCC, três delas estão relacionados com aspectos socioemocionais. O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão realizado no Centro de Ensino Governador Acher por acadêmicos do 5° período de Psicologia do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma/IESMA). O projeto intitulado como ADDA (Aprender para Desenvolver/Desenvolver para Aprender) teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais, no espaço de sala de aula com alunos do 3° ano B do ensino médio do Centro de Ensino Governador Archer, a partir das demandas observadas por meio de entrevistas com gestor, professores e coordenadora, observação em sala de aula, análise do Projeto Político Pedagógico e elaboração do Plano de Ação. A principal demanda percebida com os 35 alunos do 3º Ano – B do Centro de Ensino Governador Archer, esteve relacionada às Competências Socioemocionais. Esta demanda se caracteriza devido a necessidade de autoconhecimento refletida no comportamento dos alunos, também no fato de que no ambiente escolar, a utilização de metodologias pelos professores com abordagem tradicional e condicionadora, não oportunizava espaço para atendimento acerca das questões psíquicas, da compreensão das emoções e sua relação com os processos de aprendizagem. Método: Realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica para melhor compreender os fenômenos relacionados às competências socioemocionais, tendo como principais referenciais os autores Wallon (1965), Rogers (1977), Freire (1979), dentre outros. Em campo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, tipo relato de experiência, recorrendo à metodologia da problematização a fim de verificar a demanda emergencial para atendimento dos participantes. Tal proposta, propiciou aos alunos de Psicologia a observação e análise da realidade educacional no Centro Educacional Governador Archer, a partir dos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observação do espaço escolar e sala de aula, análise do Projeto Político Pedagógico, e a partir das informações levantadas foi elaborado o Plano de Ação com objetivos e metodologias que viessem colaborar diretamente no alcance de resultados salutares junto aos alunos. Durante o desenvolvimento do trabalho foram realizadas quatro intervenções, contendo dinâmicas de grupo, roda de conversa e mini palestras. Ao final, os participantes registraram as contribuições proporcionadas pelo desenvolvimento do projeto, enfatizando a importância do tema trabalhado. Resultados: Os resultados advindos desta experiência revelam a necessidade de um olhar ainda mais atento às competências socioemocionais na educação básica. É válido ressaltar que em pleno o século XXI, a realidade da educação tradicional/formal ainda é fortemente presente, realidade essa que causa grande sofrimento na vida dos alunos, uma vez que todas as suas capacidades dentro do âmbito escolar são medidas por notas, através de provas, formação de artigos, atividades escritas, entre outros. Assim, torna-se cada vez mais necessário perceber o indivíduo em sua totalidade, como um ser capaz de pensar, agir, solucionar problemas e realizar atividades, que vão além da escrita e da capacidade lógico- matemático. Conclusões: Tendo em vista que as emoções afetam diretamente nos processos mentais, elas podem ser aliadas ou não no processo de aprendizagem em âmbito escolar. Assim, as competências socioemocionais sendo inseridas dentro do âmbito escolar remetem a um novo olhar para o processo de aprendizagem, olhar este, voltado para o sujeito em sua totalidade, trazendo à tona não apenas seu rendimento cognitivo, mas também suas particularidades, sua subjetividade, sua autenticidade, sua forma de ser humano.