Nos últimos anos a Psicologia vem expandindo seu campo de atuação atingindo o âmbito das políticas públicas. Entende-se as políticas públicas como projetos realizados pela gestão pública a fim de orientar esses delineamentos que objetivam a resolução de problemas sociais, tendo um foco nas políticas públicas educacionais por proporcionaram custos e benefícios para os indivíduos, estimulando o desenvolvimento de dois principais setores: os de gestão e avaliação das políticas públicas. Essa avaliação consiste em análises acerca de proposições físicas e orçamentárias com o intuito de verificar o que está sendo executado de acordo com as diretrizes. Esse campo é embebido de transversalidades e interdisciplinaridades o que ressalta a importância da participação psicologia como ciência e profissão. Desse modo, o presente estudo tem o intuito de investigar a atuação do psicólogo na avaliação de políticas públicas de educação, verificando a sua inserção nos diferentes tipos de políticas, e os desafios e particularidades dessa prática nesses dispositivos educacionais. O trabalho constou com a realização de entrevistas com quarenta e dois profissionais inseridos na rede pública de educação. Os instrumentos utilizados na coleta de dados compreenderam: o questionário sociodemográfico; o Formulário de Identificação de Políticas Públicas de Atuação do Psicólogo Escolar e um Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A partir dos dados coletados pode-se constatar que a atuação dos profissionais entrevistados voltam-se para o conceito da Psicologia Escolar baseando-se no fato de que suas atribuições corroboram na compreensão e promoção de mudanças no sistema educacional, no processo de ensino e aprendizagem e nas relações interpessoais englobando as diversas dimensões política, econômica, social e cultural. Também foi possível verificar que 33,3% dos psicólogos entrevistados não fazem qualquer tipo de avaliação, e que também não identificam como uma atribuição que pode ser desenvolvido por um psicólogo, confirmando a premissa de que a atuação do psicólogo frente a avaliação de políticas públicas ainda é escassa e desconhecida. Foi revelado que 66,7% dos psicólogos escolares realizavam a avaliação de políticas públicas de educação em meio às suas funções desempenhadas no trabalho. E dentre esses, destacam-se os 57,1% que faziam por meio de instrumentos e relatórios de atividades, seguidos de 4,8% que efetuam a avaliação em equipe por meio de instrumentos, realizando debates coletivos e interdisciplinares. Com a análise destas entrevistas, foi possível perceber que para alguns profissionais esse processo ainda é desconhecido dentro da rede pública como uma prática que também pode ser realizada pelo psicólogo. Apesar de não ser uma prática nova, a avaliação de políticas públicas sendo realizada por psicólogos é entendida como um campo de atuação emergente, mas que demonstra grande necessidade da inserção desses profissionais. A partir disso pode-se verificar que a maioria dos profissionais psicólogos que atuam na rede pública de educação realizam avaliação de políticas públicas, quer seja por meio de instrumentos e relatórios de atividades ou de forma coletiva e interdisciplinar. Os resultados também indicaram aqueles psicólogos que realizam atividades de avaliação de políticas públicas de educação têm suas práticas fundamentadas nos preceitos da Psicologia Escolar sob uma perspectiva crítica. Esse fato pode revelar que atualmente há uma melhor compreensão das desigualdades sociais produzidas por classe, gênero, étnico-racial, entre outras, que representam a atuação frente às políticas públicas e uma ampliação de suas práticas, constituindo um profissional com visão crítica desses aspectos.