INTRODUÇÃO: É fato que o bullying já existe há muito tempo, mas só foi notado pela sociedade no geral a partir da década de 1970 quando autores pioneiros no assunto focavam excessivamente em questões individuais de vitimas e agressores. Já o assédio moral é um tipo de violência onde ocorrem humilhações, constrangimento, ofensas e ataques à dignidade de uma pessoa. Atualmente o assédio moral nas relações de trabalho é um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade. À vista disso, a escola deve ser um espaço de socialização, inclusão e construção de praticas de cidadania. METODOLOGIA: nessas circunstancias foi realizada uma pesquisa bibliográfica com objetivo de conhecer o bullying no contexto escolar, assédio moral e medir seus níveis de influencia na pratica docente, diante disso foram utilizadas as bases de dados BVS, BDTD, SCIELO, onde foi possível encontrar 19 pesquisas que abordavam a temática, seguindo o método de exclusão, eliminaram-se artigos, teses e dissertações que não fossem brasileiros, trabalhos duplicados, e também estudos que não estavam disponíveis na integra. Incluímos trabalhos científicos que disponibilizassem o texto completo, estudos do Brasil e que retratavam o tema proposto. Dessa forma, foi possível selecionar um total de 12 artigos, teses e dissertações publicadas na íntegra. RESULTADOS: Os estudos apontaram que o bullying e o assedio moral exercem uma relação intima e que as mesmas geram níveis de influência na práxis do docente e seu vínculo com o discente. A relação aluno professor e vice versa, vem mostrando que a escola é um espaço de inclusão, socialização, civilização, politização, construção e prática da cidadania no processo de ensino aprendizagem. Ao elaborar este trabalho pode-se perceber também a escassez de estudos que abordassem a temática, fazendo-se então, necessário mais estudo sobre o tema abordado. CONCLUSÃO: Com base nos dados obtidos pela pesquisa, redigimos as considerações finais tento como objetivo contribuir para uma visão ampliada do fenômeno estudado e as estratégias que podem ser desenvolvidas dentro da escola incluindo projetos como: campanhas, orientações e palestras educativas e informativas, envolvendo alunos e professores abordando a temática de conscientizações e prevenção sobre bulying e assedio moral, identificamos o “diálogo” como o caminho para reconhecer, discutir e buscar uma solução democrática, ouvindo todos os atores do processo educativo.