TECENDO OS FIOS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

  • Autor
  • Ana Caroline Inácio de Alencar Aguiar
  • Resumo
  •  

    Em decorrência das constantes mudanças sociais marcadas pelo universo digital é possível perceber o aumento frenético de transformações comportamentais. Nesse cenário, a comunidade escolar é instrumento imprescindível para o desenvolvimento das capacidades intelectuais e socioemocionais, sendo estas, utilizadas como recurso para a melhoria do desempenho escolar, além de consolidar o desenvolvimento integral do indivíduo. O presente trabalho se justificou pela necessidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de através da prática, transformarem-se em ensinantes e aprendentes a medida que compartilhavam suas vivências com o outro. As competências trabalhadas durante as intervenções foram: motivação, empatia, resiliência, colaboração, comunicação, pensamento crítico, proatividade, dentre outras. Desta forma, a proposta interventiva, denominada “Tecendo as Habilidades Socioemocionais” teve como objetivo, favorecer o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos nas suas dimensões: cognitivo, social, ético e emocional. O projeto de intervenção foi realizado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, na faixa-etária entre 14 e 15 anos, de uma escola filantrópica de Teresina- PI. Para a atividade ser desenvolvida, os alunos dividiram-se em três grupos compostos por dez integrantes, onde cada grupo, de acordo com a área de interesse, ficou responsável por um projeto específico, sendo estes: Projeto Social, Projeto Escolar e Projeto Comunitário. Estes foram realizados em datas e locais diferentes, de acordo com suas especificidades. O Projeto Social, através de atividades lúdicas, teve como tema “As transformações que o estudo promove”, tendo sido desenvolvido com crianças e adolescentes, na faixa-etária de 3 a 14 anos, numa comunidade carente de Teresina. O Projeto Escolar, realizado em uma escola da prefeitura de Teresina, teve como objetivo, trabalhar o tema “Bullying nas escolas”, com crianças na faixa-etária de 9 a 10 anos. Esta intervenção visou promover uma reflexão sobre o tema e desenvolver, através de dinâmicas, vídeos e da entrega de fitas azuis, o combate ao bullying; além da autoaceitação, autocuidado, empatia, amor-próprio e fortalecimento pessoal diante das adversidades ao longo da vida. Posteriormente, para o desenvolvimento do Projeto Comunitário, os alunos realizaram uma palestra para os professores da escola onde estudam, tendo como respectivo tema “TEA - Transtorno do Espectro Autista nas escolas”. Estes, por sua vez, realizaram uma oficina, com exposição oral sobre o tema e vivências. Durante o desenvolvimento destas intervenções, os alunos se mantiveram animados e engajados e tiveram como principais resultados a vivência de trocas afetivas e de histórias de vida, bem como, o aprimoramento das relações interpessoais e da maturação psicológica e emocional, diante das realidades do outro experenciadas. Assim, foi possível concluir a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no contexto da instituição de ensino, para a construção de um sujeito ativo, protagonista e capaz de transformar sua própria realidade. Ademais, combinando e inter-relacionando a cognição, emoção e socialização, desenvolvendo estímulo e enfrentamento das situações adversas. Desta forma, o aluno é instrumentalizado, através do fortalecimento pessoal e das variadas competências (motivação, empatia e resiliência), a construir uma vida produtiva e feliz, em uma sociedade marcada por suas transformações, aprendendo a lidar com as adversidades.

     

  • Palavras-chave
  • Habilidades Socioemocionais; Psicologia Escolar; Educação Básica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
Voltar Download
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.