O Processo de Ensino-Aprendizagem: uma olhar da Psicologia Escolar

  • Autor
  • Vitória Carolina Moraes Martins
  • Co-autores
  • Alinny Conceição de Carvalho , Rayana Santos Rodrigues , Natália Rodovalho Garcia Menescal
  • Resumo
  • Este trabalho é um relato de experiência realizado durante o curso de graduação em Psicologia, que teve como objetivo conhecer e compreender a dinâmica de uma escola pública da cidade de São Luís – MA, a partir da perspectiva profissional do Psicólogo Escolar. Foram realizadas visitas à instituição, com agendamento prévio na coordenação, para adentrar no contexto e observar as relações existentes entre os autores da comunidade escolar dentre eles os alunos, a família, a administração, a comunidade na qual a escola está localizada e os professores. Além disso, foram coletadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas, informações a respeito da visão dos educadores sobre os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se a ausência de parceria entre a escola e a família dos alunos, como se fossem dois lados andando em direções opostas. Nesse aspecto ressalta-se que aescola e a família emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e podem atuar tanto como propulsores ou como inibidores desses processos. Constatou-se queixas recorrentes dos professores em relação a precariedade da infraestrutura das salas de aula, bem como dos outros espaços da escola. Tais profissionais também relataram, nas entrevistas, baixa motivação para ministrar as aulas. Foi observada a predominância da visão individualista no modelo escolar, na qual as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem eram compreendidas como sendo decorrentes de fatores intrínsecos ao aluno, não abordando o indivíduo e seus aspectos biopsicossociais. Nesse sentido, destaca-se a importância de compreender o aluno como um ser holístico, em que as dificuldades enfrentadas não devem ser vistas como inerentes ao sujeito sem haver um conhecimento prévio do contexto no qual o mesmo está inserido. A escola selecionada para a realização do presente trabalho não possui um profissional de psicologia escolar atuando no espaço. Assim, a experiência nos possibilitou compreender a dinâmica escolar, a visão dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem e nos mobilizou para as possíveis atuações do psicólogo escolar em um contexto formal de ensino. O Psicólogo Escolar pode contribuir de forma significativa no processo educacional por meio de intervenções que vão além da resolução de problemas. Uma atuação com foco na prevenção e promoção do sucesso escolar.

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar, Processo Ensino-Aprendizagem, Comunidade Escolar
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
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  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
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  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
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