Este trabalho foi realizado a partir de uma proposta na disciplina de Avaliação Psicopedagógica, ministrada no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de é um relato de experiência na área de avaliação psicológica realizado durante o curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. A avaliação psicológica é um processo que envolve fundamentação teórica e científica, no qual utiliza-se instrumentos válidos para a coleta de dados e técnicas específicas para a análise dos mesmos. Constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, trabalho, educação e outros setores em que ela se fizer necessária. No contexto educacional especificamente, a avaliação psicológica tem como propósito identificar habilidades cognitivas e acadêmicas, características sociais e emocionais, interesses, estilos de aprendizagem, potencialidades e limitações a fim de planejar intervenções com a comunidade escolar e implementar ações favoráveis ao desenvolvimento da criança. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar as relações existentes entre as variáveis cognitivas, emocionais, comportamentais e o baixo desempenho apresentado por um estudante da educação infantil em uma escola particular da cidade de São Luís - MA. A demanda apresentada pela escola apontava problemas de concentração e dificuldades na fala e na escrita do estudante como principais fatores responsáveis pelo seu desempenho. As técnicas utilizadas no processo de avaliação psicológica foram análise de documentos, observação na sala de aula, entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a professora e a realização de atividades estruturadas com a criança envolvendo desenhos, livros infantis e jogos interativos. Os resultados indicaram que o baixo desempenho apresentado pela criança estava relacionado significativamente às mudanças recentes no contexto familiar. Os responsáveis relataram que com o nascimento recente de dois outros filhos, não tinham como acompanhar, junto a criança avaliada, as tarefas delegadas pela escola. No entanto, antes da reestruturação familiar, o acompanhamento próximo e constante dos pais na vida escolar do filho era uma atividade frequente e que fazia parte da rotina em casa. Nos demais aspectos avaliados a criança apresentou diferentes habilidades, potencialidades e boa relação interpessoal com a equipe escolar e também com os pesquisadores. Um importante desdobramento desse trabalho foi a oportunidade de encontrar com os pais e, posteriormente, com a professora, para apresentar os resultados, orientá-los e lhes proporcionar possibilidades de compreender as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem através de entrevista devolutiva. Além disso, discutiu-se os impactos do contexto sobre o desenvolvimento humano. Foi aconselhado aos pais que organizassem suas atividades diárias para que reservassem um tempo à criança e suas demandas escolares. Portanto, percebe-se a importância do suporte familiar e da instituição educativa para um bom desempenho da criança no início da vida escolar. No que se refere a atuação do psicólogo nessa situações acredita-se que saber mobilizar os conhecimentos psicológicos na prática profissional para os métodos de intervenção nas questões escolares é extremamente importante para a otimização dos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.