Relato de experiência em uma disciplina da ênfase Psicologia Educacional: desdobramentos para a pesquisa e estágio supervisionado curricular

  • Autor
  • Rafaela Raíssa Araújo dos Santos
  • Co-autores
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino
  • Resumo
  •  

    As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia dispõem sobre a obrigatoriedade de seu caráter generalista. Nesta conjuntura torna-se indispensável o ensino qualificado no tocante as possíveis áreas de atuação do psicólogo, destacando-se para esse trabalho o campo da Psicologia Escolar Educacional. A formação disponibilizada durante a graduação tem um impacto decisivo na atuação profissional. Portanto, estratégias de ensino e referenciais teórico-metodológicos ancorados em pesquisas nessa área são fundamentais para a formação de um conjunto de habilidades e competências que permitam a produção de respostas efetivas para o contexto educacional. Diante disso, este estudo visa apresentar um relato de experiência vivenciado por uma graduanda na disciplina de Psicologia Educacional II, do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba, no 4º período de sua graduação. A proposta da referida disciplina incluiu leitura e discussão de propostas de intervenção em Psicologia Escolar de base crítica, elaboradas por pesquisadoras da área, pesquisa de campo em escolas públicas visando apreender as percepções de diversos grupos sobre o trabalho do psicólogo escolar. Outras estratégias pedagógicas e avaliativas dessa disciplina incluíram: produção de portfólio, construção em dupla de protocolos de mapeamento institucional e ações em psicologia escolar, produção de materialidades mediadoras e ‘cartas ao psicólogo’. Essa forma de avaliação foi proposta considerando as formulações de pesquisadoras da área que defendem o papel de mediadores estéticos no processo de desenvolvimento e aprendizado. Entende-se que as estratégias metodológicas e avaliativas resultaram em um aprendizado e uma maior compreensão do saber-fazer do psicólogo escolar, tendo como elementos essenciais a utilização, pela docente, de referenciais teóricos específicos e atualizados da área, a utilização de metodologias ativas adequadas ao contexto, e a motivação da discente como fatores essenciais para promover a apropriação do fazer do psicólogo escolar de base crítica, revelada através do conhecimento apresentado ao fim da disciplina. Menciona-se que a pesquisa realizada nessa disciplina foi apresentada no I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da UFPB e contribuiu para a inserção da discente no grupo de pesquisa nessa área e a subsequente opção de estágio supervisionado em Psicologia Escolar. Salienta-se que a relação entre teoria e prática configura-se como elemento fundamental no ensino de graduandos de Psicologia da UFPB, incluindo-se aqui as disciplinas da ênfase de Psicologia Educacional, o que colabora para uma maior compreensão sobre o fazer de psicóloga(os) na educação bem como para dirimir equívocos sobre a área. Conclui-se que é possível uma formação em Psicologia que promova a construção de perfis profissionais que respondam às demandas dos diversos contextos de trabalho de psicólogas(os), marcadamente sua atuação na educação de forma comprometida social, ética e politicamente. 

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar, Ensino, Pesquisa, Estágio supervisionado.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação em Psicologia Escolar
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