A formação do Psicólogo escolar: relato de experiência em práticas integrativas

  • Autor
  • Brenda Sirqueira Lima
  • Co-autores
  • Rafaela Corrêa Botelho , Andrea da Penha , Florismar Costa , Jessica Pammela Duarte Ferreira , Vanice da Silva Marques , Alexssania Pereira Oliveira Nunes , Jonathan Soares Siqueira , André romulo Silva Diniz , Ana Paula Melo Viana , Thayara Ferreira Coimbra Lima
  • Resumo
  •  Autores:
    Autores: 
    Andrea da Penha
    André Rômulo Silva Diniz
    Ana Paula Melo Viana 
    Alexssania Pereira Oliveira Nunes 
    Brenda Sirqueira Lima
    Florismar Costa
    Jessica Pammela Furtado Ferreira
    Jonathan Soares Siqueira 
    Rafaela Corrêa Botelho 
    Vanice da Silva Marques 

    Título do trabalho: A formação do Psicólogo escolar: relato de experiência em práticas integrativas
    Instituição Afiliada: faculdade Uninassau


    Este trabalho descreverá a experiência vivida por um grupo de Acadêmicos do curso de Psicologia da UNINASSAU-?São Luís, ?na disciplina ?Prática integrativas, com carga horária de 20 horas.Tal atividade foi realizada na Escola Estadual Unidade Integrada Barbosa de Godois, localizada na Av. Newton Bello, Polo VI Monte Castelo, em São Luís – MA. À época, a escola funcionava nos turnos matutino e vespertino, a faixa etária dos discentes variou de 12 a 16 anos, perfazendo um total de 564 alunos matriculados, distribuídos em 10 salas. Tal prática ocorreu no turno vespertino, no horário das 13h às 17h, ao longo de cinco dias. Essa vivência possibilitou aos estudantes um maior conhecimento da realidade do contexto escolar na rede pública, além da ampliação do repertório de habilidades sociais e acadêmicas. Teve como objetivo geral propiciar o conhecimento ?in loco do contexto escolar, além de propiciar reflexão sobre as possibilidades de atuação em psicologia escolar, além de fomentar a busca por novos trabalhos e pesquisas na área. Trata-se de uma pesquisa, quanto aos fins, descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de observações, registros, acompanhamento da dinâmica escolar, sendo possível visualizar de modo ampliado o processo ensino-aprendizagem, a relação professor- aluno e a dinâmica escolar. Como resultados observou-se que alguns professores e gestores sugerem altos índices de estresse e relatos de desmotivação. Além disso, tomou-se conhecimento da existência de alunos com dificuldades de aprendizagem, conflitos de
    relacionamento entre si, e com professores. Foram observados também alguns comportamentos agressivos, com destaque para a agressão verbal entre os alunos. Tomou-se conhecimento de relatos de histórico de violência familiar, abuso sexual, comportamentos autolesivos e casos pontuais de grupos de alunos envolvido com grupos criminosos da cidade. Essa experiência trouxe maior conscientização da responsabilidade com a profissão, da necessidade de maior aprofundamento teórico e prático, inclusive da necessidade de desenvolvimento de postura profissional. Foi possível conhecer a complexidade da dinâmica escolar e dos seus atores e por fim, foi possível compreender a importância da efetivação de políticas públicas que garantam psicólogos escolares em contextos educacionais, além da necessidade de propostas de intervenção que privilegiam ações preventivas e de conscientização nesse contexto.

  • Palavras-chave
  • estágio, psicologia, escola, práticas integrativas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
Voltar Download
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.