Autores:
Autores:
Andrea da Penha
André Rômulo Silva Diniz
Ana Paula Melo Viana
Alexssania Pereira Oliveira Nunes
Brenda Sirqueira Lima
Florismar Costa
Jessica Pammela Furtado Ferreira
Jonathan Soares Siqueira
Rafaela Corrêa Botelho
Vanice da Silva Marques
Título do trabalho: A formação do Psicólogo escolar: relato de experiência em práticas integrativas
Instituição Afiliada: faculdade Uninassau
Este trabalho descreverá a experiência vivida por um grupo de Acadêmicos do curso de Psicologia da UNINASSAU-?São Luís, ?na disciplina ?Prática integrativas, com carga horária de 20 horas.Tal atividade foi realizada na Escola Estadual Unidade Integrada Barbosa de Godois, localizada na Av. Newton Bello, Polo VI Monte Castelo, em São Luís – MA. À época, a escola funcionava nos turnos matutino e vespertino, a faixa etária dos discentes variou de 12 a 16 anos, perfazendo um total de 564 alunos matriculados, distribuídos em 10 salas. Tal prática ocorreu no turno vespertino, no horário das 13h às 17h, ao longo de cinco dias. Essa vivência possibilitou aos estudantes um maior conhecimento da realidade do contexto escolar na rede pública, além da ampliação do repertório de habilidades sociais e acadêmicas. Teve como objetivo geral propiciar o conhecimento ?in loco do contexto escolar, além de propiciar reflexão sobre as possibilidades de atuação em psicologia escolar, além de fomentar a busca por novos trabalhos e pesquisas na área. Trata-se de uma pesquisa, quanto aos fins, descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de observações, registros, acompanhamento da dinâmica escolar, sendo possível visualizar de modo ampliado o processo ensino-aprendizagem, a relação professor- aluno e a dinâmica escolar. Como resultados observou-se que alguns professores e gestores sugerem altos índices de estresse e relatos de desmotivação. Além disso, tomou-se conhecimento da existência de alunos com dificuldades de aprendizagem, conflitos de
relacionamento entre si, e com professores. Foram observados também alguns comportamentos agressivos, com destaque para a agressão verbal entre os alunos. Tomou-se conhecimento de relatos de histórico de violência familiar, abuso sexual, comportamentos autolesivos e casos pontuais de grupos de alunos envolvido com grupos criminosos da cidade. Essa experiência trouxe maior conscientização da responsabilidade com a profissão, da necessidade de maior aprofundamento teórico e prático, inclusive da necessidade de desenvolvimento de postura profissional. Foi possível conhecer a complexidade da dinâmica escolar e dos seus atores e por fim, foi possível compreender a importância da efetivação de políticas públicas que garantam psicólogos escolares em contextos educacionais, além da necessidade de propostas de intervenção que privilegiam ações preventivas e de conscientização nesse contexto.