Introdução: A Orientação Profissional (O. P.) tem como objetivo facilitar o processo de escolha do indivíduo que passa por algum momento histórico de sua vida em que é instado a posicionar-se diante de opções importantes para seu percurso. Além de passar pelo vestibular, planejamento de carreira e a aposentadoria, a O. P. seria uma possibilidade de atuação para um momento específico de escolha na vida de muitos dos adolescentes de 13 e 14 anos, que se matriculam em cursos profissionalizantes (integrados ou não ao ensino médio). Essa realidade vem demandando uma preocupação investigativa no sentido de uma melhor compreensão e análise da relação entre trabalho e educação no âmbito da Educação Profissional, incluindo neste debate a questão da preparação dos adolescentes para a escolha profissional, visando compreender a situação destes, que em geral decidem ainda muito jovens entre os cursos técnicos ofertados. Objetivos: Justifica-se a realização desse estudo no sentido de proporcionar a facilitação do crescimento pessoal e da identidade profissional desses adolescentes. Sendo assim, a psicologia servirá como fonte de recurso para a elaboração de conflitos comuns nessa época, partindo de uma abordagem que privilegia o contexto social e compreende o desenvolvimento psicológico inserido nas interações e no contexto histórico-cultural, considerando também a heterogeneidade das histórias de vida dos estudantes. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica das produções acerca da orientação profissional para a escolha de um curso profissionalizante. Metodologia: Foram utilizados sites de busca, como Google Acadêmico, PEPSIC e SCIELO, através das palavras-chave: orientação profissional, adolescência, educação profissional. Foram encontrados 9 (nove) artigos, entre os anos de 2000 e 2019, além de relatórios do IBGE, Plano Nacional da Educação e “Todos Pela Educação”. Resultados: Em uma análise inicial dos estudos encontrados, observou-se que a escolha profissional tem sido estudada, em sua grande maioria, nos processos de ingresso para o ensino superior. Por trabalhar com as escolhas do indivíduo, a Orientação Profissional se torna um trabalho preventivo de saúde mental, promovendo o desenvolvimento das potencialidades e o amadurecimento. O processo, então, se pautará em um trabalho de autoconhecimento, servindo como auxílio para entrada no mundo adulto mediante o conhecimento das profissões e da escolha propriamente dita. O indivíduo obterá ao final do processo não apenas a escolha de uma profissão, mas a elaboração de uma importante etapa para o seu amadurecimento e crescimento. Conclusões: Acredita-se que o presente estudo possa contribuir para uma maior sustentação teórica e metodológica de futuros projetos de intervenção na área educacional para este público. Conclui-se então que desenvolver um projeto de Orientação Profissional para estudantes que pretendem ingressar em uma Instituição de Educação Profissional contribui para a formação integral dos estudantes, favorecendo seu autoconhecimento e a construção de seus projetos profissionais e de vida. Como desdobramento desta pesquisa, pretende-se estruturar um projeto a ser ofertado em escola pública de ensino fundamental, que proporcionará espaço de reflexão e de abertura de possibilidades aos adolescentes em vias de adentrar o ensino médio.