Gênero e Sexualidade no Contexto Educacional: o que dizem os docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA

  • Autor
  • Joelma Ramos Serejo Silva
  • Resumo
  •  

    Tema - Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.

    Nome - Joelma Ramos Serejo Silva.

    Título - Gênero e Sexualidade no Contexto Educacional: o que dizem os docentes do Instituto Federal do Maranhão – IFMA.

    Instituição - Universidade Federal do Maranhão / Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI).

    Marcado pela colonialidade e pelas relações de diferenciação que engendraram historicamente os sujeitos do gênero e da sexualidade, o sistema educacional público do Brasil, possui uma formação discursiva embasada pela norma de gênero e pela matriz heterossexual. Esta realidade impõe um elevado grau de preconceito e discriminação às pessoas que vivem o gênero e a sexualidade fora dos ditames da heterossexualidade. Nesse contexto encontram-se os docentes, que tanto sofrem os efeitos das técnicas de subjetivação heteronormativas, quanto se constituem em agentes de suas efetivações. O estudo em proposição buscou identificar quais saberes são suscitados acerca da sexualidade e das relações de gênero nos discursos das professoras e dos professores do IFMA, bem como discutir a relação entre os discursos dos docentes sobre diversidade sexual e de gênero, e as implicações em suas atuações cotidianas como educadores. Foram adotados três alicerces teóricos: a) As teorias pós-coloniais, que apontam a produção colonial de segmentos sociais inferiorizados; b) Categorias conceituais do aporte teórico de Michel Foucault, que retratam as relações sociais como relações de poder; revelam a subjetivação das pessoas no jogo saber-verdade-poder e apresentam a sexualidade enquanto dispositivo social histórico; c) Os Estudos Queer, a partir do quais foi abordado o caráter heterormativo da sociedade brasileira. Os participantes da pesquisa foram seis docentes do IFMA-CSLMC (Campus São Luís Monte Castelo), que atuam no ensino médio. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista semiestrturada, com uso de gravador de voz; observação etnográfica e análise documental. Os resultados indicam que os discursos das professoras e dos professores sobre gênero e sexualidade são polissêmicos, havendo predominância de saberes produzidos pelos dispositivos heteronormativos hegemônicos, circunscritos ao binarismo sexual e de gênero. Apontam a necessidade de ser oferecida formação continuada às professoras e aos professores, na temática em foco, que lhes permitam desenvolver conhecimentos sobre os dispositivos históricos da sexualidade e do gênero. Demonstram que há um descompasso entre as demandas das políticas educacionais relativas à diversidade sexual e de gênero e as interanimações dialógicas que se processam no cotidiano educacional. Revelam que os docentes exercitam sua capacidade de resistência aos processos de subjetivação heteronormativa tanto para questioná-los, quanto para reafirmá-los. Conclui-se que a problematização dos dispositivos heteronormativos pelos docentes constitui-se numa estratégia fundamental para que o IFMA-CSLMC possa cumprir com a sua missão e visão institucional e contribuir com o término da violência proporcionada pela homofobia e misoginia.

     

  • Palavras-chave
  • Gênero, Sexualidade, Discurso docente, Educação pública.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
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