O serviço de Psicologia Escolar/Educacional desenvolvido pela Assistência Estudantil e Pedagógica da UFMA em Imperatriz tem como um dos seus focos o diagnóstico de situações que interferem no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de estratégias e ações para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse contexto, engajou-se com o curso de Engenharia de Alimentos da instituição no intuito de compreender as causas de alto índice de evasão e retenção, além de constantes manifestações de sofrimento psicológico relatadas pelos discentes e também buscar, em parceria com a coordenação e docentes, estratégias de potencializar a qualidade do ensino. Após participações em reuniões de colegiado de curso, orientações e apoio à coordenação, os docentes solicitaram momentos de formação, considerando que a maioria possui formação como bacharéis e sentiam necessidade de subsídios teóricos e práticos para compreender e auxiliar as demandas identificadas. Assim, apresenta-se aqui a atividade desenvolvida de educação continuada para os docentes que atuam no referido curso que teve como objetivo promover espaço coletivo de educação e interlocução, a partir de uma proposta dialética e interdisciplinar. Ao longo do processo educativo buscou-se ainda refletir coletivamente sobre elementos básicos da prática docente no ensino superior; auto avaliar as atuações docentes e identificar os elementos a serem potencializados e os que devem ser reelaborados; reforçar a construção da identidade docente e subsidiar teórica e metodologicamente a prática docente na educação superior, compreendendo suas especificidades. A metodologia adotada teve como principal estratégia os mecanismos de aprendizagem em ambiente virtual institucionalizado, potencializando assim, a gestão do tempo dos profissionais envolvidos. Os procedimentos metodológicos foram: a) Fóruns e Debates Virtuais que tinham como fluxo a apresentação e estudo de textos mobilizadores, debates mediados a partir dos materiais bibliográficos e produção coletiva para registro da apreensão após estudos; b) Fóruns Presenciais para partilha, debate e (re)significação dos discursos e das práticas individuais e coletivas; c) Avaliação processual e replanejamento. O processo de educação continuada foi bem avaliado pelos participantes, que destacaram positivamente a troca de experiências entre os pares e as mediadoras; a ampliação de conhecimentos; a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano e melhorar a compreensão sobre os estudantes. No entanto, consideram o tempo curto para as discussões presenciais e para os estudos do material sugerido e a pouca adesão dos colegas. Observou-se por meio de debates virtuais e atendimentos individualizados aos docentes que os mesmos modificaram os planejamentos das disciplinas, ampliando, inclusive, o repertório de estratégias de ensinagem após os momentos formativos. Parte dos professores envolvidos que também compõem o NDE do curso apontou ainda indicativos de mudanças para o Projeto Político Pedagógico.