O Sistema Personalizado de Ensino (PSI) é uma metodologia baseada nos princípios da Análise do Comportamento proposta por Fred Keller e colaboradores. Esse método de ensino permite a progressão do aluno em ritmo próprio, dando ênfase à palavra escrita e o professor assume o papel de tutor. O tutor tem a função de programar as condições necessárias para a aprendizagem do aluno, planejando as contingências de ensino e o conteúdo em pequenos passos do mais simples ao mais complexo com avaliação correspondente a cada passo para garantir a aprendizagem e a motivação do aprendiz. Assim, o presente trabalho é um relato de experiência em programação de ensino adotando os pressupostos do PSI por graduandos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará. O conteúdo escolhido foi Geografia Agrária, presente na grade curricular de alunos do 1º ano do Ensino Médio. Além do tutor, programou-se o convite de alguns graduandos do mesmo curso para serem monitores voluntários. Foram programados cinco passos, estabelecendo-se que o aluno avança para o próximo passo se apresentar domínio completo do passo. Os cinco passos programados foram: Passo 1: Introdução ao espaço agrário; Passo 2: Classificação dos sistemas agrícolas; Passo 3: As características da estrutura fundiária; Passo 4: A modernização da agricultura; Passo 5: As relações de trabalho na zona rural. Para cada passo foram elaboradas quatro formas de avaliação. Programou-se a aplicação do PSI de maneira que, se o aluno não alcançar o critério estabelecido de 100% de acertos na primeira avaliação, ele será orientado a estudar novamente o mesmo passo, tirar as dúvidas e realizar uma nova forma de avaliação. Adicionalmente, como incentivo e estratégias de ensino para maior engajamento nas atividades de estudo e realização das provas, programou-se elementos motivacionais, com jogos musicais após terem sido concluídos dois ou três passos e o “Quiz Geográfico” como desafio ao final. Estes, após finalizarem todos os passos no período programado, seriam divididos em equipes para participar do “Quiz Geográfico”, um desafio lúdico com premiação para as equipes com melhores resultados. Caso erros ocorram durante a aplicação, programou-se a análise desses erros e a reprogramação do ensino para aplicações posteriores. Além do aprendizado pelos alunos do Curso de Licenciatura de Geografia em programação de ensino pautado no PSI, ressaltou-se o papel do tutor, que precisa estar apto para planejar e avaliar contingências de ensino adequadas. É plausível supor que esta experiência contribuiu para demonstrar a importância da programação do ensino para estabelecer uma relação tutorial professor-aluno, um ensino mais eficiente que poderá promover uma aprendizagem com menor número de erros e maior autonomia e engajamento ao estudo pelos alunos, considerando os objetivos de ensino. Dessa forma, o conhecimento do método PSI e a prática em programação de ensino proporcionaram aos graduandos mais uma ferramenta essencial e necessária para o aprimoramento da sua formação como professor.