PSICOLOGIA ESCOLAR NO PIAUÍ: MAPEAMENTO DOS PSICÓLOGOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

  • Autor
  • Leilanir de Sousa Carvalho
  • Co-autores
  • Bruna Saraiva Candeira , Fauston Negreiros
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A profissão do psicólogo escolar tem sido objeto frequente de reflexão, discussão e estudos, que buscam não só compreender os determinantes histórico-culturais que moldam o atual perfil de atuação do psicólogo, como também questionar a sua prática, na perspectiva de construção de um modelo de atuação mais condizente com o potencial de conhecimentos gerados pela Psicologia e com a realidade sócio-política em que ela se insere. Portanto, a presente pesquisa expõe o mapeamento dos psicólogos escolares que atuam na educação pública no contexto histórico-cultural piauiense e discute a sua atuação frente às políticas educacionais implementadas no estado. No que se refere às políticas públicas educacionais, utiliza-se como parâmetro de análise os eixos elaborados pelo Grupo de Trabalho - GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP no XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, em junho de 2016 na cidade de Maceió, Alagoas, no qual destacam os seis eixos em que foram divididos: políticas para educação inclusiva, políticas de formação e atuação do psicólogo escolar, políticas de melhoria da educação, políticas de formação de professores, políticas de atendimento à diversidade, e políticas intersetoriais. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar os psicólogos escolares que atuam nas esferas municipais e estaduais da educação básica no estado do Piauí. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como pressupostos teórico-metodológicos o da Psicologia Histórico-Cultural, baseados no método materialista histórico-dialético. Na pesquisa, contou-se com a participação de 42 psicólogos que atuam em políticas públicas educacionais (número total de psicólogos mapeados nos doze territórios em desenvolvimento do estado), E que estão lotados em dois órgãos, sendo eles respectivamente, Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação – SEMEC. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: formulário de identificação de políticas públicas e questionário sociodemográfico. Os dados analisados fundamentam-se nos princípios da psicologia escolar crítica. RESULTADOS: Os resultados apontam para uma maioria dos profissionais sendo do sexo feminino (90%). O território Entre Rios é o que apresenta o maior número de psicólogos escolares. As políticas públicas de melhorias da educação foram as que mais apresentaram psicólogos inseridos (60,3%), aqui a sua atuação é dentro de programas e projetos educacionais que são executados como medidas de melhoria ao atendimento das demandas escolares em prol de resultados satisfatórios ao desenvolvimento dos alunos. A maioria dos psicólogos (74%) conhecem as características e funcionamentos das políticas públicas educacionais, sendo que todos os psicólogos entrevistados (100%) não se sentem reconhecidos como profissionais que atuam com políticas públicas educacionais, e a maioria dos psicólogos (93%) tem conhecimento sobre as avaliações, os indicadores e o monitoramento das políticas públicas educacionais em que atuam. CONCLUSÕES: Nesta pesquisa, buscou-se realizar um mapeamento dos profissionais, trazendo implicações da sua compreensão sobre a relação da psicologia escolar com as políticas públicas educacionais. Considerando o campo da psicologia escolar, nesses aspectos, em desenvolvimento e ampliação no Piauí. Portanto, almeja-se colaborar com a formação e a prática dos psicólogos escolares. E faz-se a sugestão de uma investigação cujo foco sejam as demandas, modalidades e público-alvo que estão intrinsecamente relacionados com a psicologia escolar e as políticas públicas educacionais.

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar, Educação Básica, Atuação do Psicólogo, Políticas Públicas de Educação, Piauí.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
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