Estágio Básico em Psicologia Escolar: relato de experiência em uma escola pública federal

  • Autor
  • Jackeline Silva Macedo e Taise de Cássia Garros
  • Co-autores
  • Maria Áurea Pereira Silva , Taíse de Cássia Garros
  • Resumo
  • Jackeline Silva Macedo – discente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Taíse de Cássia Garros – discente da UFMA

    Maria Áurea Pereira Silva – docente do Curso de Psicologia/UFMA

     

    Temática: Formação em Psicologia em Psicologia Escolar

     

    Estágio Básico em Psicologia Escolar: relato de experiência em uma escola pública federal

     

    No contexto educacional brasileiro, a Psicologia Escolar e Educacional vem ampliando suas contribuições e tendo visibilidade, apesar da não inserção oficial do psicólogo nas instituições de ensino da maioria das unidades federativas do país. Essas contribuições, em parte, são decorrentes do desenvolvimento da produção científica que embasa as práticas e as pesquisas, auxiliando o processo de ensino e de aprendizagem. No Brasil, historicamente, esse processo trouxe inquietações, mas atualmente, remete a urgentes e contínuos questionamentos que reverberam, dentre outros aspectos, na formação de futuros profissionais. Na formação do psicólogo houve mudanças, principalmente com a Resolução nº 5, de 15/03/2011 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), estabelecendo normas a serem cumpridas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, incluindo-se a modalidade estágio básico. Nesse regulamento, o estágio básico compreende o desenvolvimento de atividades que integram competências e habilidades no núcleo comum; e assegura a formação do psicólogo baseando-se no compromisso com a criticidade em vários aspectos das condições de vida material do homem. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do curso de Psicologia de uma universidade publica de São Luís - MA, os estágios básicos são compostos por atividades práticas essenciais que se relacionam com o processo formativo do aluno; conforme a nova matriz curricular, os estágios básicos acontecem do 2º ao 7º períodos e tem a carga horária de 45 horas, sendo que o de Psicologia Escolar ocorre no 4º período. Este estudo justifica-se pelas observações feitas no estágio básico, pelo interesse das estagiárias na disciplina Psicologia Escolar e Educacional, e pelo entendimento do compromisso do psicólogo com os diversos contextos da vida humana – Isso motivou o presente estudo que teve como objetivo, relatar as experiências vividas por duas estagiárias durante as atividades desenvolvidas no Estágio Básico em Psicologia Escolar. As principais atividades desenvolvidas pelas estagiárias em uma escola pública federal foram: 1) Conhecimento da escola e de seus atores – histórico; estrutura física; localização; funcionamento; quantidade de profissionais e de alunos; formação dos profissionais; recursos instrumentais; método de ensino; condições socioeconômicas; alguns projetos em andamento; entrevistas visando “dar voz” aos discentes; e entrevistas aspirando “dar voz” aos professores; 2) Observações de comportamentos em seis salas de aulas – cada uma continha em média vinte e quatro alunos, na faixa etária de 11 a 14 anos; e 3) Participação em reunião com professores, psicóloga e coordenadora pedagógica para planejarem estratégias de enfrentamento da solicitação do Conselho de Classe – discutir sobre ansiedade, depressão, ideação suicida e automutilação. Para a efetivação destas atividades, foram utilizados na supervisão de estágio e no campo planejamentos, sistematizações e discussões, subsidiadas, também, pelo conteúdo da disciplina teórica. Como principais resultados, mostram-se: o conhecimento dessa instituição escolar – seus atores e seu funcionamento cotidiano – do lugar de estagiária; o desenvolvimento da postura ética e profissional; a participação efetiva em reunião com profissionais; e a identificação de fenômenos psicológicos. Como principais conclusões, apontam-se conhecimentos referentes a essa escola: como lida com as diferenças dos alunos; como se posiciona politicamente; como funciona; e como essas importantes experiências são propiciadoras de reflexões e análises sobre a formação profissional e o compromisso dessa construção na atual conjuntura brasileira.

     

    Palavras-chave: Estágio Básico; Escola Pública Federal; Formação Profissional; Psicologia Escolar e Educacional.

     

     

  • Palavras-chave
  • Estágio Básico, Escola Pública Federal, Formação Profissional, Psicologia Escolar e Educacional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
Voltar Download
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.