Este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento do quantitativo de alunos com deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA como etapa preliminar de uma pesquisa de mestrado da primeira autora, que visa, entre seus objetivos, conhecer as concepções desses estudantes sobre sua trajetória acadêmica neste contexto de ensino profissionalizante. O estudo tem como base epistemológica a Psicologia Histórico-Cultural, em articulação com a Psicologia Escolar crítica, perspectivas pelas quais compreende-se que o desenvolvimento humano ocorre a partir das relações do homem com o contexto social e histórico no qual está inserido. Ancorado nesta compreensão, fazemos uma discussão sobre a ampla defesa de que todos os alunos, com deficiência ou não, devem estar juntos no contexto educativo como um direito assegurado pelo paradigma da educação inclusiva. Para obtenção dos dados utilizou-se uma tabela online interna da Instituição, alimentada diretamente por cada campi com informações acerca dos alunos com deficiência. Além disso, realizou-se contato via email institucional com setores do IFMA responsáveis por este controle e busca na Plataforma Nilo Peçanha. Foram levantados 204 alunos, com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais, além de alunos com transtornos globais do desenvolvimento. A inexistência ou incompletude dos dados buscados tanto na Plataforma Nilo Peçanha quanto junto aos setores do IFMA responsáveis por este controle quantitativo, além da falta de critério desses setores no entendimento do que se trata a noção pessoa com deficiência e a dificuldade em ter acesso a números consolidados e oficiais, sugerem que não há uma preocupação institucional em organizar e registrar esses números. A partir disso, debate-se sobre a atuação em Psicologia Escolar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência no IFMA, uma vez que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFMA, documentos que sistematizam os compromissos institucionais e norteiam a prática pedagógica dessa Instituição, defendem uma visão de homem considerado, em sua totalidade, como sujeito histórico imerso em um constante processo de transformação. Leva-se em conta, ainda, a centralidade do trabalho na vida deste homem, ao compreender e assumir que é através deste que o indivíduo se constrói numa relação de via dupla com o mundo. Recai, por fim, em uma concepção de sociedade que valoriza o ser humano como sujeito construtor, transformador do coletivo. Essa visão reverbera em um compromisso crítico e ético de atuação de todos os profissionais do IFMA, indo ao encontro das contribuições que o psicólogo escolar pode fazer em sua prática.