Formação continuada de psicólogos escolares que atuam em espaços públicos de educação: articulações teórico-metodológicas para a prática profissional

  • Autor
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino
  • Co-autores
  • Bianca Fernandes de Souza , Eberton Dyêgo Gomes , Rafaela Aparecida Gomes , Henrique Jorge Simões Bezerra
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo abordar a experiência de um Projeto de Extensão vinculado ao Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Paraíba acerca da formação continuada de psicólogas escolares que atuam na rede municipal de ensino e em secretarias de educação do Estado da Paraíba. Essa atividade, desenvolvida entre 2016 e 2018, teve como objetivo principal o aprofundamento teórico-metodológico em propostas de intervenção no campo da Psicologia Escolar Crítica. Em 2019 assumiu o formato de curso de extensão e foram propostas reuniões visando o aprofundamento teórico-metodológico, mas principalmente uma articulação focada nas práticas profissionais, por meio da construção de planos de ação formulados pelas participantes e discutidos no coletivo. Foi proposto pela equipe executiva e aceito pelas profissionais que esses planos de ação fossem executados em seus respectivos contextos de trabalho com o acompanhamento e assessoria da equipe de extensão. Atualmente, participam do curso 13 psicólogas, sendo sete profissionais de escolas públicas, quatro psicólogas que atuam em Secretarias de Educação que prestam serviço itinerante, duas que atuam no Instituto Federal da Paraíba, além da equipe executora (três extensionistas graduandos de Psicologia e dois docentes). Na vigência de 2019, os procedimentos adotados incluíram: a apresentação prévia do cronograma de atividades na primeira reunião do ano e, uma vez aprovado, executado quinzenalmente em salas do CCHLA/UFPB; escuta e discussão no coletivo de situações pontuais apresentadas por cada profissional; apresentação e discussão de propostas a serem implementadas nos planos de ação e utilização de materialidades mediadoras (músicas, vídeos e imagens). As ações desenvolvidas no segundo semestre de 2019 incluem apresentações pelas profissionais de seus planos de ação; utilização de materialidades mediadoras pela equipe como recurso que provoca a produção e circulação de sentidos sobre a prática profissional; exposição do instrumento metodológico de pautas de ação para sistematizar práticas em contexto de trabalho; e a realização de sínteses reflexivas. Destaca-se desse semestre a reunião durante a qual foi utilizada para a construção da linha do tempo a massa de biscuit. Durante a modelagem do biscuit as profissionais construíram peças que retratam sua trajetória de inserção no projeto e o que avaliaram como desdobramentos em suas respectivas práticas. Essa atividade foi filmada e o compartilhamento da experiência via relatos orais foi gravado com autorização das profissionais. De maneira geral, as falas das profissionais convergiram para uma avaliação positiva, bem como um movimento de reflexão e ação oportunizados pela inserção no curso. Por meio dos relatos das profissionais nos momentos das sínteses reflexivas, pode-se observar os impactos das leituras e do aprofundamento teórico metodológico para suas práticas, que se refletem também na construção e desenvolvimento dos planos de ação por elas propostos. Essas respostas são indicadores que impulsionam a proposição do projeto para o ano de 2020 também em formato de curso. Ademais, a experiência aqui relatada reforça a importância da articulação desde a graduação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, para forjar profissionais ético e politicamente comprometidos com a psicologia em espaços educacionais.

    *Curso de Extensão aprovado a partir do edital FLUEX/UFPB 2019

  • Palavras-chave
  • Psicologia escolar, formação continuada, desenvolvimento humano-adulto, atuação profissional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Formação em Psicologia Escolar
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